Metodologias ativas no ensino da disciplina metodologia do trabalho científico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p729Palavras-chave:
Metodologia do trabalho científico, Ensino aprendizagem, Metodologias ativasResumo
Objetivo: O relato de pesquisa analisa as metodologias de ensino utilizadas por professores do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba na disciplina MTC, ofertada para os cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas nos períodos letivos 2018.2 e 2019.1.Metodologia: Metodologicamente, caracteriza-se como pesquisa de natureza exploratória e de campo, com abordagem quantiqualitativa.
Resultados: Os resultados apontam para o desenvolvimento de métodos dinâmicos. Dentre as práticas empenhadas pelos docentes, identificaram-se: gincanas e games; aprendizagem baseada em projetos e problemas; aprendizagem entre pares ou times; estudos de caso; o método gallery walk, entre outros. Ressalta-se os principais benefícios do uso de metodologias ativas, a exemplo do aumento de interatividade, melhora da comunicação interpessoal, proatividade, motivação, incentivo a autonomia na aprendizagem, ampliação da relação aluno-professor e, despertar do perfil pesquisador.
Conclusões: Conclui-se que as metodologias ativas, aliadas ao ensino da disciplina MTC, vem colaborando para despertar a participação ativa e consciente do aluno em seu processo de ensino-aprendizagem.
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