Competência informacional na perspectiva dos estudantes de ciências contábeis
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p315Palavras-chave:
Competência informacional, Literatura da informação, Ciências contábeis, Gestão do conhecimentoResumo
Introdução: Avaliar as perspectivas dos usuários da informação e suas habilidades no que tange às competências informacionais se torna necessário para entender como as novas maneiras e formas de organizar as informações estão chegando a seus usuários e se elas estão causando algum tipo de impacto positivo na execução das suas atividades profissionais e cotidianas. A Ciência Contábil é um curso no qual a gestão e a organização de informação são um insumo necessário para o eficiente desempenho das atividades profissionais. Assim, buscar entender a expectativa e o entendimento dos discentes dessa área pode ser um importante instrumento para compreender os impactos dessas novas habilidades.Objetivo: o presente estudo buscou responder à seguinte indagação: Qual o entendimento dos discentes do curso de Ciências Contábeis sobre algumas práticas vinculadas as competências informacionais?
Metodologia: A pesquisa é classificada como descritiva, de levantamento misto (quali e quanti). Para tanto, foi empregada a estatística descritiva. A amostra foi não probabilística, composta por 200 discentes do curso de ciências contábeis de instituições públicas e privadas.
Resultados:Os resultados apontaram que grande parte dos entrevistados apresentou elevado percentual das competências informacionais.
Conclusões: Apesar de ter sido apresentado um elevado conhecimento
nas práticas que envolvem estas competências, quando se tratam de práticas e termos mais usuais na Ciência da Informação, esses percentuais diminuem consideravelmente, sinalizando a necessidade de uma maior integração dessas duas ciências para ampliar o desempenho desses futuros profissionais.
Downloads
Referências
ASSOCIATION OF COLLEGE RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency standards for higher education. Chicago: American Library Association, 2000. Disponível em: http://www.ala.org/ala/mgrps/divs/acrl/standards/standards.pdf. Acesso em: 07 ago. 2018.
BARROS, V. M. O novo velho enfoque da informação contábil. Revista Contabilidade & Finanças, [S.I.], v. 16, n. 38, p. 102-112, 2005.
BELLUZZO, R. C. B. O uso de mapas conceituais e mentais como tecnologia de apoio à gestão da informação e da comunicação: uma área interdisciplinar da competência em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 78-89, dez, 2006.
BEM, R. M.; COELHO, C. C. S. R. A relação entre competência informacional e aprendizagem organizacional: um olhar a partir do framework dos 4. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 5, n. 2, p. 112-127, 2015.
BRANCO, M. C. Uma abordagem institucionalista da contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, [S.I.], v. 17, n. 42, ISSN 1519-7077, 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2571/257119531010.pdf. Acesso em: 07 ago. 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação-Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES no. 10 de 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Nacionais Curriculares para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Legislação Republicana Brasileira, 2004.
BRUCE, C. S. Las siete caras de la alfabetización en información en la enseñanza superior. Annales de Documentación, Espinardo, España, n. 6, p. 289-294, 2003.
CAMPELLO, B. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19021.pdf. Acesso em: 07 ago. 2018.
CAMPELLO, B. A escolarização da competência em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 63-77, dez, 2006.
CONTÁBEIS, Comitê De Pronunciamentos; DA ESSÊNCIA, Primazia. CPC 00 R1: Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro. 2011.
DE OLIVEIRA, R. B.; LUCENA, W. M. O uso da Internet e das Mídias Digitais como ferramentas de Estratégia de Marketing. Destarte, [S.I.], v. 2, n. 1, p. 94-105, 2020.
DIAS FILHO, J. M.; NAKAGAWA, M. Análise do processo da comunicação contábil: uma contribuição para a solução de problemas semânticos, utilizando conceitos da teoria da comunicação. Revista Contabilidade & Finanças, [S.I.], v. 12, n. 26, p. 42-57, 2001.
DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, 2006.
EVANGELISTA, A. A. O currículo do curso de Ciências Contábeis e o mercado de trabalho para o profissional contador. 2005. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica) – Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005. Disponível em: http://tede.fecap.br:8080/jspui/handle/tede/638#preview-link0. Acesso em: 07 ago. 2018.
FARIA, S.; OLIVEIRA, V. F. de; FORNER, L.; D'ASTUTO, F. Competências do profissional da informação: uma reflexão a partir da Classificação Brasileira de Ocupações. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 26-33, 2005.
FARIAS, C. M.; VITORINO, E. V. Competência informacional e dimensões da competência do bibliotecário no contexto escolar. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 2-16, jun. 2009.
FINLEY, W.; WAYMIRE, T. Information literacy in the accounting classroom: A collaborative effort. Journal of Business & Finance Librarianship, [S.I.], v. 17, n. 1, p. 34-50, 2012.
FREITAS, H.; OLIVEIRA, M.; SACCOL, A. Z.; MOSCAROLA, J. O método de pesquisa survey. Revista de Administração, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 105-112, 2000.
GASPARETTO, V. O papel da contabilidade no provimento de informações para a avaliação do desempenho empresarial. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 1, n. 2, 2004, p. 109-122, 2004. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2898142. Acesso em: 07 ago. 2018.
GUERREIRO, R. Modelo conceitual de sistema de informação de gestão econômica: uma contribuição à teoria da comunicação da contabilidade. 1989. Tese (Doutorado em Contabilidade) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.
JOHNSTON, B.; WEBBER, S. Information Literacy in Higher Education: A review and case study. Studies in Higher Education, [S.I.], v. 28, n. 3, p. 335-352, 2003.
KELLY, A. S.; WILLIAMS, T. D.; MATTHIES, B.; ORRIS, B. Course-integrated information literacy instruction in introduction to accounting. Journal of Business & Finance Librarianship, [S.I.] v. 16, n. 4, p. 326-347, 2011.
LOUSADA, A. C. Z.; MARTINS, G. de A. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 16, n. 37, p. 73-84, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcf/v16n37/v16n37a06.pdf. Acesso em: 07 ago. 2018.
LUNELLI, R. L. A contabilidade e o avanço da tecnologia. Portal de Contabilidade, 2016.
LUPTON, M. Evidence, argument and social responsibility: First-year students’ experiences of information literacy when researching an essay. Higher Education Research and Development, [S.I.], v. 27, n. 4, p. 399-414, 2008.
LUPTON, M.; GLANVILLE, C.; McDONALD, P.; SELZER, D. Information literacy toolkit. Australia: Griffith Institute for Higher Education, Griffith University, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344198301_Information_Literacy_Toolkit. Acesso em: 24 nov. 2020.
MAÇANEIRO, M. B.; KUHL, M. R. Estado da Arte e o Rumo do Conhecimento Científico em Secretariado Executivo: Mapeamento e Análise de Áreas de Pesquisa. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 4, n. 3, p. 157-188, 2013. Disponível em: https://www.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/274/pdf_49. Acesso em: 07 ago. 2018
MELO, A. V. C.; ARAÚJO, E. A. Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciências da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 185-201, maio/ago, 2007.
MIRANDA, S. V. Identificando competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 112-122, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n2/a12v33n2.pdf. Acesso em: 07 ago. 2018.
MIRANDA, S. V. Identificação de necessidades de informação e sua relação com competências informacionais: o caso da supervisão indireta de instituições financeiras no Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2903. Acesso em: 07 ago. 2018.
NIYAMA, J. K.; RODRIGUES, A. M. G.; RODRIGUES, J. M. Algumas reflexões sobre contabilidade criativa e as normas internacionais de contabilidade. Revista Universo Contábil, [S.I.], v. 11, n. 1, p. 69-87, 2015.
NOGUEIRA, V.; FARI, M. A. Perfil do profissional contábil: relações entre Formação e Atuação no mercado de trabalho. Perspectivas Contemporâneas, [S.I.], v. 2, n. 1, 2007. Disponível em: http://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/389/183. Acesso em: 07 ago. 2018.
O’FARRILL, R. T. Information Literacy and Knowledge Management: Preparations for an Arranged Marriage. Libri, [s.I.], v. 58, n. 3, p. 155–171, 2008.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2009.
SANTOS, E. M.; DUARTE, E. A.; PRATA, N. V. Cidadania e trabalho na sociedade da informação: uma abordagem baseada na competência informacional. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 208-222, 2008.
SAUNDERS, L. Faculty perspectives on information literacy as a student learning outcome. The Journal of Academic Librarianship, [s.I.], v. 38, n. 4, p. 204–232, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/13614533.2014.906351. Acesso em: 07 ago. 2018.
VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Competência informacional bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 38, n. 3, p. 130-141, 2009.
XAVIER, G. M. S.; BRITO, L. M. P.; GURGEL, F. F.; CARVALHO, V. M. Competência informacional: estudo com alunos de curso de Administração, Pretexto, Belo Horizonte, v. 14, n. 4, 2013. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/pretexto/article/view/1881. Acesso em: 07 ago. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.