Avaliação da aplicação do método "análise de conteúdo" em pesquisa sobre processos de gestão da informação e do conhecimento como subsídios para a geração de inovação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n1p326Palavras-chave:
Análise de Conteúdo, Análise Categoria, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Geração de InovaçãoResumo
Introdução: Relata a avaliação da aplicação do método ‘Análise de Conteúdo’, mais especificamente a técnica ‘Análise Categorial’ para a coleta e a análise de dados no desenvolvimento de uma pesquisa que enfocou os processos de gestão da informação e do conhecimento como subsídios para a geração da inovação em contexto empresarial. Objetivo: Demonstrar a pertinência da utilização do método qualitativo ‘Análise de Conteúdo’ aplicado no âmbito da área de Ciências Sociais Aplicadas, mais especificamente no campo da Ciência da Informação. Metodologia: Contempla a descrição do método, do universo e dos sujeitos pesquisados, a descrição da realização da coleta de dados e o processo de construção das categorias de análise. Resultados: A aplicação do método ‘Análise de Conteúdo’, especificamente a técnica ‘Análise Categorial’ possibilitou compreender em profundidade o tema investigado, mostrandose adequada aos objetivos iniciais propostos e ao tipo de investigação, resultando em uma análise consistente. Conclusões: No que tange à temática analisada, a instituição investigada carece de uma cultura informacional, uma vez que são percebidas ações isoladas de gestão da informação e gestão do conhecimento que, por sua vez, não estão inseridas em processos de gestão organizacionais institucionalizados e, assim, não exploram seu potencial. Evidenciou-se que algumas atividades de gestão da informação e gestão do conhecimento já são praticadas, percebendo-se quais precisam ser adotadas para que se implemente um modelo eficaz com foco na geração de inovação, fator determinante para a geração de inovação e que se revela como um contributo para a instituição.
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