A produção científica sobre representação de dados dentro da área temática da agricultura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p467Palavras-chave:
Representação de Dados, XML, RDF, Agricultura, América LatinaResumo
Introdução: Este trabalho inquire sobre a relação existente entre a potencialidade agrícola da América Latina e a produção científica a partir de publicações da Ciência da Informação, a respeito da representação de dados na temática da agricultura. Estudos na área da representação de dados dentro de um setor da economia de relevância manifesta, como o da agricultura, revestem-se de importância por estabelecer pontes entre a ciência e o desenvolvimento de uma região ou mesmo um país. Objetivo: Analisar publicações do período de 2006 a 2016 sobre representação de dados, dentro do domínio da agricultura, a partir das instituições que os originaram, e a tendência dos conceitos neles abordados, com foco nos mecanismos XML e RDF. Metodologia: Desenvolveu-se pesquisa descritiva, bibliográfica, com abordagem qualitativa, identificando a dinâmica dos mecanismos XML e RDF, em periódicos da área da Ciência da Informação, na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), na base de dados Qualis da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior, e nos anais de eventos destacados na área da Ciência da Informação. Resultados: No universo dos trabalhos pesquisados foram identificadas 22 instituições, 13 localizadas na Europa e 1 na América Latina. Os conceitos delimitados nos trabalhos estudados decorrem no uso da XML e o RDF nesses dois tópicos: Interoperabilidade Semântica e Indexação automática. Conclusões: Os indícios levaram a percepção de uma situação contraditória pela relação inversa entre a potencialidade agrícola da região latino-americana e a produção científica no campo da representação de dados, neste caso, com estudos dos mecanismos XML e RDF. Espera-se coadjuvar na discussão em torno das contribuições científicas que a Ciência da Informação fornece, tendo como foco a representação de dados na temática da agricultura, com a intenção de consolidar a natureza social da Ciência da Informação e suas contribuições práticas.
Downloads
Referências
BERNERS-LEE, T. Linked data. 2006. Disponível em: https://www.w3.org/DesignIssues/LinkedData.html>. Acesso em: 08 mai. 2017.
BORKO, H. Information science: what is it? American Documentation, v. 19, n. 1, p. 3-5, 1968. Disponível em: <http://skat.ihmc.us/rid=1KR7TR64B-NMXB04-5SVP/BORKO(1968)-533107-Borko-H-v-19-n-1-p-35-1968.pdf%3E>. Acesso em: 13 mai. 2017
BRASIL. Ministério da Educação. Fundação Capes: Qualis. 2014. Disponível em: http://www.capes.gov.br/component/content/article?id=2550:capesaprova-a-nova-classificacao-do-qualis>. Acesso em: 10 mai. 2017.
COMISSÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DO NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Áreas de conhecimento. 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf>. Acesso em: 10 de mai. 2017
FROHMANN, B. O caráter social, material e público da Informação. In: FUJITA, M. S. L; MARTELETO, R. M.; LARA, M. L. G. de. (Org.). A Dimensão Epistemológica da Ciência da Informação e suas Interfaces Técnicas, Políticas e Institucionais nos Processos de Produção, Acesso e Disseminação da Informação. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora; Marília: Fundepe Editora, 2008. p. 19–34.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Sala de Imprensa. 2017. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/>. Acesso em: 16 de mai. 2017.
LEIBNIZ-INSTITUTE FOR THE SOCIAL SCIENCES (GESIS). GESIS Mission Statement. 2017. Disponível em: https://www.gesis.org/en/institute/theassociation/mission/>. Acesso em: 15 mai. 2017.
MILLER, E. An Introduction to the Resource Description Framework. D-Lib Magazine, v. 4, n. 5, 1998. Disponível em: http://www.dlib.org/dlib/may98/miller/05miller.html>. Acesso em: 10 mai. 2017.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E A AGRICULTURA; ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Perspectivas Agrícolas 2015. 2015. OECD Publishing, Paris.
SANTOS, P. L. V. A. da C.; ALVES, R. C. V. Metadados e Web Semântica para estruturação da Web 2.0 e Web 3.0. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 10, n. 6, dez. 2009.
SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235>. Acesso em: 12 mai. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.