As políticas de informação digital adotadas nas escolas públicas no Nordeste

Autores

  • Eunice Jesus Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Ana Paula Oliveira Villalobos Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p356

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Dispositivo Móvel, Política de Informação Digital, Uso do celular, tablet e notebook. Educação no Nordeste brasileiro

Resumo

Introdução: As experiências na educação com a tecnologia digital em sala de aula são verificadas em diferentes regiões brasileiras, viabilizadas através dos diversos dispositivos digitais, seja o celular, tablet ou notebook.  Objetivos: Analisar as políticas de informação digital adotadas nas escolas públicas de ensino médio das capitais, localizadas na região Nordeste, no tocante a adoção dos dispositivos móveis para acesso a informação. Metodologia: Trata-se de pesquisa descritiva, com uma abordagem que se caracteriza enquanto qualitativa e quantitativa. Os procedimentos adotados se referem ao estudo de casos múltiplos e as técnicas basearam-se em questionários com professores das nove unidades federativas da região Nordeste. Resultados: O tablet é uma das tecnologias móveis menos utilizadas pelos professores. O celular e o notebook são ferramentas de trabalho mais utilizadas pelos professores nas aulas, não encontrando nenhuma dificuldade no uso e os resultados obtidos com essas tecnologias móveis em sala de aula, agregam valor na aquisição do conhecimento com relação às aulas sem o auxílio dessas tecnologias. Conclusão: Foram identificados exemplos de políticas de informação digital nas escolas em Fortaleza (CE) e em João Pessoa (PB) que podem servir como base na criação de uma política de informação digital em outros estados. 

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Biografia do Autor

Eunice Jesus Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. 

Ana Paula Oliveira Villalobos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação UFBA

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Publicado

2017-10-29

Como Citar

Santos, E. J., & Villalobos, A. P. O. (2017). As políticas de informação digital adotadas nas escolas públicas no Nordeste. Informação & Informação, 22(2), 356–370. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p356

Edição

Seção

Artigos