Percurso investigativo para contextualização de metáforas relativas à gênero e sexualidade em linguagens documentais

Autores

  • Fabio Assis Pinho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p117

Palavras-chave:

Organização do Conhecimento, Linguagens Documentais, Gênero, Sexualidade

Resumo

Introdução: A construção de uma linha de pesquisa é realizada por um caminho longo e de muitas reflexões teóricas e metodológicas. Nesse sentido, é importante refletir sobre o percurso investigativo que materializou essa linha de pesquisa. Isso porque os estudos que permitem essa rememoração são incipientes. Além disso, esse tipo de reflexão permite que se compreenda a evolução da pesquisa e a compreensão de como os dados foram interpretados e analisados. Objetivo: Neste artigo, objetivou-se apresentar uma reflexão teórica e metodológica a respeito de um percurso investigativo sobre metáforas relativas a gênero e sexualidade em linguagens documentais. Metodologia: A metodologia foi baseada na pesquisa exploratória, documental e bibliográfica, e enfatizou os documentos com temáticas a respeito de questões de gênero e sexualidade no âmbito da organização e representação da informação e do conhecimento. Resultados: Os resultados mostraram o detalhamento da coleta dos dados e a forma como eles foram analisados, sendo as principais interpretações baseadas na coleta de palavras-chave em revistas especializadas, a tradução e categorização dessas palavras, a aplicação do metafiltro, a construção de mapas conceituais e a primeira tentativa de inclusão de metáforas em linguagens documentais. Conclusões: Portanto, essa reflexão sobre o percurso investigativo para contextualização de metáforas promove não apenas uma visão geral, mas possíveis tendências e desafios para futuras pesquisas em organização e representação da informação e do conhecimento e a questão de gênero e sexualidade.

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Biografia do Autor

Fabio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Ciência da Informação pela UNESP – Marília (SP). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2017-10-29

Como Citar

Pinho, F. A. (2017). Percurso investigativo para contextualização de metáforas relativas à gênero e sexualidade em linguagens documentais. Informação & Informação, 22(2), 117–143. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p117

Edição

Seção

Artigos