A Biblioteca Multinível no IFPB Campus Sousa: conceito, descrição e finalidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n2p520Palavras-chave:
Biblioteca multinível, Identidade de biblioteca, Classificação de bibliotecasResumo
Introdução: Apresenta descrição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e de uma biblioteca multinível do Estado da Paraíba. O presente artigo é fruto de pesquisa sobre o desenvolvimento de competências em informação realizada em nível de mestrado. Objetivo: Define e expõe a finalidade da biblioteca multinível, considerado um novo tipo de biblioteca que surge em 2008 juntamente com a criação dos Institutos Federais de Educação no Brasil. Metodologia: A pesquisa que originou este trabalho é delineada como pesquisa-ação, de natureza qualitativa e de nível exploratório descritivo em que se utilizaram as técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação participante e organização de categorias para alcançar os objetivos traçados. Resultados: A descrição da biblioteca do IFPB Campus Sousa corrobora com o tipo de biblioteca multinível, sendo esta classificação a mais adequada para a identidade das bibliotecas no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil. Conclusão: Conclui que a biblioteca nos Institutos Federais de Educação é do tipo biblioteca multinível, por compreender que a biblioteca atende aos usuários de todos os diversos níveis de ensino supracitados e por defender que a definição da identidade de uma biblioteca dessa complexidade é relevante para inseri-la no campo científico com propriedade, e para nortear as discussões entre os bibliotecários que dela fazem parte quanto às práticas e à política adotadas para seus próprios serviços de informação.Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº. 7.566, de 23 de setembro de 1909. Cria nas Capitais dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artífices para o ensino profissional primário e gratuito. Imprensa Nacional: Rio de Janeiro, 31 dez. 1909.
BRASIL. Decreto nº 7.690, de 2 de março de 2012. Aprova a estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão e das funções gratificadas do Ministério da Educação. Imprensa Nacional: Rio de Janeiro, 02 mar. 2012.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=30/12/2008. Acesso em: 01 out. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2011. Disponível em: http://redefederal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=51&Itemid=79. Acesso em: 06 mar. 2015.
BRASIL. Portal. Mais de duzentas unidades de ensino profissionais serão construídas até 2014. 2011. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/editoria/educacao-e-ciencia/2011/10/mais-deduzentas-unidades-de-ensino-profissionais-serao-construidas-ate-2014. Acesso em: 01 out. 2015.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 01 out. 2015.
MOUTINHO, S. O. M. Práticas de leitura na cultura digital de alunos do ensino técnico integrado do IFPI – Campus Teresina Zona Sul. 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014.
SILVA, D. A. da; ARAÚJO, I. A. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 7. ed. Brasília/DF: Thesaurus, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Informação & Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.