Eye tracking em interface do google: a influência do elemento "Rich Snippet"
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p402Palavras-chave:
Eye Tracking, Google, Páginas de Resultados de Mecanismo de Busca, Rich Snippet, Interação Homem-ComputadorResumo
Introdução: Na era de intensa produção de informações na qual se vive, as interfaces humano-computador podem ter um impacto considerável sobre o sucesso de um produto. É por meio das interfaces que as pessoas acessam as informações e nesse contexto o usuário sempre deve ser considerado. Tendo em vista que o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação tem sido feito cada vez mais por pessoas menos especialistas, como crianças e idosos, as interfaces precisam se tornar gradativamente mais intuitivas e serem capazes de atrair a atenção de seus usuários. Nesse contexto, estudos em User Experience mostram que certas tecnologias, como o Eye Tracking, são capazes de capturar camadas extras de dados e assim permitir uma melhor compreensão do comportamento das pessoas ao acessarem informações digitais. Objetivo: Nos testes buscou-se identificar se os usuários poderiam ser influenciados pelas duas diferentes tarefas dadas, uma com e outra sem apelo emocional. Metodologia: Neste trabalho foram realizados testes com usuários sobre a página de resultados do mecanismo de busca do Google, utilizando a tecnologia de Eye Tracking, procurando estimular o apelo emocional em um dos dois grupos participantes. Resultados: Os resultados surpreenderam ao mostrar que os links contidos nas páginas de resultados do Google, que apresentavam Rich Snippets, foram capazes de influenciar o comportamento dos participantes, independente da tarefa. Conclusão: Esses resultados revelaram o impacto do elemento Rich Snippet na experiência do usuário ao buscar informações na interface do Google.
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