Diagnóstico da produção intelectual da Pós-graduação em Ciência da Informação da UFSCAR no momento de sua implementação: desafios e potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n1p247Palavras-chave:
Ciência da Informação, Produtividade Científica, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoResumo
Introdução: A qualificação, criação e ampliação de Programas de Pós-Graduação strictu sensu (PPG) são ações estratégicas e fundamentais à produção científica e intelectual brasileira. Consequentemente, estes programas precisam ser constantemente avaliados visando a sua melhoria. No campo da Ciência da Informação (CI) estas ações têm se intensificado. Objetivo: Elaborar e aplicar uma sistemática para o diagnóstico do potencial de atuação de um PPGCI recém implementado, visando identificar seu comportamento e vocação para a produção cientifica na área. Metodologia: Análise de conteúdo de relatórios do sistema de avaliação da CAPES; identificação e mapeamento da produção cientifica de docentes permanentes do PPGCI da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); estabelecimento de base comparativa da produção intelectual do PPGCI UFSCar, com o PPGCI da Universidade Federal de Minas Gerais. Resultados: A partir da análise dos dados e das comparações estabelecidas, foi possível constatar o engajamento e a pró-atividade do corpo docente do PPGCI UFSCar na submissão dos resultados de suas pesquisas para publicação em eventos e periódicos qualificados na área. Ao mesmo tempo evidenciam-se lacunas na colaboração entre os pesquisadores, tanto internos ao Programa quanto vinculados a outras instituições. Conclusões: Explicita-se a necessidade de elaborar estratégias visando mobilizar os atores deste processo a investirem na produção científica e em redes de colaboração, de modo que possam contribuir na promoção do impacto científico e social do PPGCI. A metodologia utilizada também se mostrou eficaz para ser usada por outros PPGs em fases iniciais de implementação, que almejem estabelecer estratégias para sua consolidação e crescimento.
Downloads
Referências
ARAÚJO, C. A. A. O que é ciência da informação. Belo Horizonte: KMA, 2018.
BARATA, R. C. B. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista Brasileira de Pós Graduação, v. 13, n. 30, p. 13-40, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2016.v13.947. Acesso em: 01 jun. 2016.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BASSOLI, M. Avaliação do Currículo Lattes como fonte de informação para construção de indicadores: o caso da UFSCar. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.
BORKO, H. Information Science: What is it? American Documentation, v. 19, n. 1, p. 3-5, jan. 1968. Disponível em: https://doi.org/10.1002/asi.5090190103. Acesso em: 25 out. 2018.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Avaliação da pós-graduação: sobre avaliação. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/avaliacao-dapos-graduacao. Acesso em: 12 maio 2016.
______. Classificação de Livros. Brasília, 2013a. Disponível em: http://avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/classificacao-de-livros. Acesso em: 03 jun. 2016.
______. Documento de área: avaliação trienal 2010-2012. Brasília, 2013b. Disponível em: http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/documento-dearea-e-comissao. Acesso em: 03 jun. 2016.
______. Fichas de Avaliação. Brasília, 2013c. Disponível em: http://avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/resultados/fichas-de-avaliacao. Acesso em: 3 jun. 2016.
______. Planilhas de Indicadores: Ciências Sociais Aplicadas I. 2013d. Disponível em: http://avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/resultados/planilhascomparativas. Acesso em: 01 jun. 2016.
______. Plataforma Sucupira. Brasília, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf. Acesso em: 03 jun. 2016.
______. Relatório de Avaliação 2010-2012: Trienal 2013. Brasília, 2013e. Disponível em: http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/relatorios-de-avaliacao. Acesso em: 03 jun. 2016.
______. Relatório da Avaliação Quadrienal 2017: Comunicação e Informação. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.capes.gov.br/component/content/article/44-avaliacao/4662-cienciassociais-aplicadas-i. Acesso em: 02 out. 2018.
FUNARO, V. M. B. O.; RAMOS, L. M. S. V. C.; CARDOSO, S. C.; MARICATO, J. de M. Redes sociais e sistemas de informação: o pesquisador da área da saúde. In: POBLACION, D. A.; MUGNAINI, R.; FUNARO, V. M. B. O. (Orgs.). Redes sociais e colaborativas em informação científica. São Paulo: Angellara, 2009. p. 347-373.
GIULIANI, A. A.; MARQUETTO, R. M. F.; TUSI, J. S.; BOFF, V., ÁVILA, L. V. Proposição de diretrizes estratégicas para elevar o conceito da pós-graduação: estudo de caso do PPGGEO. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n. 30, p. 225-249, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2016.v13.903. Acesso em: 25 out. 2018.
GOMES, M. Y. F. F. Desafios atuais da Ciência da Informação no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 14, n. 3, p. 190-205, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362009000300012. Acesso em: 03 nov. 2016.
HICKS, D.; WOUTERS, P.; WALTMAN, L.; RIJCKE, S.; RAFOLS, Ismael. Bibliometrics: The Leiden Manifesto for research metrics. Nature, v. 520, n. 7548, p. 429-431, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1038/520429a. Acesso em: 25 out. 2018.
KUHLMANN JR., M. Produtivismo acadêmico, publicação em periódicos e qualidade das pesquisas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 158, p. 838-855, dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000400838&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 07 nov. 2018.
SILVA, D. G.; GRACIOSO, L. S. A pesquisa em Inovação na UFSCar: uma análise descritiva. In: SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO, INOVAÇÃO E SOCIEDADE, 2018. São Carlos. Anais... São Carlos: PPGCI, PPGCTS, 2018.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M.; PINHEIRO, L. V. Avaliação da produtividade científica dos pesquisadores nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas. Informação & Sociedade, v. 13, n. 2, p. 193-222, 2003. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/97/1567. Acesso em: 25 out. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação: sobre o programa. 2017. Disponível em: http://www.ppgci.ufscar.br/sobre. Acesso em: 03 mar. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.