Diagnóstico da produção intelectual da Pós-graduação em Ciência da Informação da UFSCAR no momento de sua implementação: desafios e potencialidades

Autores

  • Vanessa Dionello Universidade Federal de São Carlos
  • Luciana de Souza Gracioso Universidade Federal de São Carlos
  • Roniberto Morato do Amaral Universidade Federal de São Carlos
  • Marcela Bassoli Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n1p247

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Produtividade Científica, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Resumo

Introdução: A qualificação, criação e ampliação de Programas de Pós-Graduação strictu sensu (PPG) são ações estratégicas e fundamentais à produção científica e intelectual brasileira. Consequentemente, estes programas precisam ser constantemente avaliados visando a sua melhoria. No campo da Ciência da Informação (CI) estas ações têm se intensificado. Objetivo: Elaborar e aplicar uma sistemática para o diagnóstico do potencial de atuação de um PPGCI recém implementado, visando identificar seu comportamento e vocação para a produção cientifica na área. Metodologia: Análise de conteúdo de relatórios do sistema de avaliação da CAPES; identificação e mapeamento da produção cientifica de docentes permanentes do PPGCI da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); estabelecimento de base comparativa da produção intelectual do PPGCI UFSCar, com o PPGCI da Universidade Federal de Minas Gerais. Resultados: A partir da análise dos dados e das comparações estabelecidas, foi possível constatar o engajamento e a pró-atividade do corpo docente do PPGCI UFSCar na submissão dos resultados de suas pesquisas para publicação em eventos e periódicos qualificados na área. Ao mesmo tempo evidenciam-se lacunas na colaboração entre os pesquisadores, tanto internos ao Programa quanto vinculados a outras instituições. Conclusões: Explicita-se a necessidade de elaborar estratégias visando mobilizar os atores deste processo a investirem na produção científica e em redes de colaboração, de modo que possam contribuir na promoção do impacto científico e social do PPGCI. A metodologia utilizada também se mostrou eficaz para ser usada por outros PPGs em fases iniciais de implementação, que almejem estabelecer estratégias para sua consolidação e crescimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Dionello, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar

Luciana de Souza Gracioso, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Ciência da Informação da UFSCar

Roniberto Morato do Amaral, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Ciência da Informação da UFSCar

Marcela Bassoli, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar

Referências

ARAÚJO, C. A. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/16/5. Acesso em: 01 jun. 2016.

ARAÚJO, C. A. A. O que é ciência da informação. Belo Horizonte: KMA, 2018.

BARATA, R. C. B. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista Brasileira de Pós Graduação, v. 13, n. 30, p. 13-40, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2016.v13.947. Acesso em: 01 jun. 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BASSOLI, M. Avaliação do Currículo Lattes como fonte de informação para construção de indicadores: o caso da UFSCar. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

BORKO, H. Information Science: What is it? American Documentation, v. 19, n. 1, p. 3-5, jan. 1968. Disponível em: https://doi.org/10.1002/asi.5090190103. Acesso em: 25 out. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Avaliação da pós-graduação: sobre avaliação. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/avaliacao-dapos-graduacao. Acesso em: 12 maio 2016.

______. Classificação de Livros. Brasília, 2013a. Disponível em: http://avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/classificacao-de-livros. Acesso em: 03 jun. 2016.

______. Documento de área: avaliação trienal 2010-2012. Brasília, 2013b. Disponível em: http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/documento-dearea-e-comissao. Acesso em: 03 jun. 2016.

______. Fichas de Avaliação. Brasília, 2013c. Disponível em: http://avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/resultados/fichas-de-avaliacao. Acesso em: 3 jun. 2016.

______. Planilhas de Indicadores: Ciências Sociais Aplicadas I. 2013d. Disponível em: http://avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/resultados/planilhascomparativas. Acesso em: 01 jun. 2016.

______. Plataforma Sucupira. Brasília, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf. Acesso em: 03 jun. 2016.

______. Relatório de Avaliação 2010-2012: Trienal 2013. Brasília, 2013e. Disponível em: http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/relatorios-de-avaliacao. Acesso em: 03 jun. 2016.

______. Relatório da Avaliação Quadrienal 2017: Comunicação e Informação. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.capes.gov.br/component/content/article/44-avaliacao/4662-cienciassociais-aplicadas-i. Acesso em: 02 out. 2018.

FUNARO, V. M. B. O.; RAMOS, L. M. S. V. C.; CARDOSO, S. C.; MARICATO, J. de M. Redes sociais e sistemas de informação: o pesquisador da área da saúde. In: POBLACION, D. A.; MUGNAINI, R.; FUNARO, V. M. B. O. (Orgs.). Redes sociais e colaborativas em informação científica. São Paulo: Angellara, 2009. p. 347-373.

GIULIANI, A. A.; MARQUETTO, R. M. F.; TUSI, J. S.; BOFF, V., ÁVILA, L. V. Proposição de diretrizes estratégicas para elevar o conceito da pós-graduação: estudo de caso do PPGGEO. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n. 30, p. 225-249, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2016.v13.903. Acesso em: 25 out. 2018.

GOMES, M. Y. F. F. Desafios atuais da Ciência da Informação no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 14, n. 3, p. 190-205, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362009000300012. Acesso em: 03 nov. 2016.

HICKS, D.; WOUTERS, P.; WALTMAN, L.; RIJCKE, S.; RAFOLS, Ismael. Bibliometrics: The Leiden Manifesto for research metrics. Nature, v. 520, n. 7548, p. 429-431, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1038/520429a. Acesso em: 25 out. 2018.

KUHLMANN JR., M. Produtivismo acadêmico, publicação em periódicos e qualidade das pesquisas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 158, p. 838-855, dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000400838&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 07 nov. 2018.

SILVA, D. G.; GRACIOSO, L. S. A pesquisa em Inovação na UFSCar: uma análise descritiva. In: SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO, INOVAÇÃO E SOCIEDADE, 2018. São Carlos. Anais... São Carlos: PPGCI, PPGCTS, 2018.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M.; PINHEIRO, L. V. Avaliação da produtividade científica dos pesquisadores nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas. Informação & Sociedade, v. 13, n. 2, p. 193-222, 2003. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/97/1567. Acesso em: 25 out. 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação: sobre o programa. 2017. Disponível em: http://www.ppgci.ufscar.br/sobre. Acesso em: 03 mar. 2017.

Downloads

Publicado

2019-03-06

Como Citar

Dionello, V., Gracioso, L. de S., Amaral, R. M. do, & Bassoli, M. (2019). Diagnóstico da produção intelectual da Pós-graduação em Ciência da Informação da UFSCAR no momento de sua implementação: desafios e potencialidades. Informação & Informação, 24(1), 247–272. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n1p247

Edição

Seção

Artigos