Ferramentas web 2.0 em unidades de informação: aspectos de divulgação e melhora contínua identificados em artigos científicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n2p263Palavras-chave:
Web 2.0, Interatividade, Unidades de Informação, Sites de Redes Sociais, BlogsResumo
Introdução: A evolução da internet e consequentemente do ambiente informático propiciou o surgimento das ferramentas Web 2.0, que por sua vez permitem a participação ativa dos usuários nos processos digitais. Objetivo: Identificar os tipos de interações que ocorrem nos blogs e no site de rede social Facebook, entre bibliotecários e usuários, para a divulgação e para a melhoria dos serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas universitárias. Metodologia: Com abordagem mista, artigos científicos foram analisados de duas maneiras. Quantitativamente com o auxílio da estatística descritiva para a identificação numérica dos que discorrem sobre o Facebook e sobre os blogs e, também, em relação à procedência geográfica dos campos empíricos. Para a análise qualitativa foi utilizada a técnica de análise de conteúdo nas categorias interação, uso e avaliação para posterior tratamento dos resultados. Resultados: Os resultados mostraram que a atenção por parte das bibliotecas em relação às ferramentas Web 2.0 é focada na utilização, seguida da avaliação, ficando a interação com os usuários minimizada. Conclusões: As unidades de informação estão conseguindo divulgar os seus produtos e serviços via internet, mas não estão fazendo o uso de todo o potencial que os usuários possuem para melhorar suas atividades e processos.
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