Design thinking como estratégia de inovação em bibliotecas

Autores

  • Jordan Paulesky Juliani Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC https://orcid.org/0000-0001-7823-6644
  • Diego de Castro Vieira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Déborah Medeiros Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Douglas Paulesky Juliani Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC https://orcid.org/0000-0002-9658-2062

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p101

Palavras-chave:

Inovação, Bibliotecas Universitárias.

Resumo

Introdução: A necessidade por inovar e caracterizar o que é novo, faz com que o termo inovação esteja permanentemente na agenda de um número crescente de organizações dos mais variados segmentos. As bibliotecas enquanto organizações precisam inovar, trata-se de uma demanda emergente.
Objetivo
: Empregar as técnicas e processos do design thinking (DT) como instrumento de inovação na Biblioteca Universitária da UDESC.
Metodologia
: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de uma pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas. Concluída a coleta de dados realizaram-se as etapas do DT, a partir do emprego da técnica do grupo focal.
Resultados
: O processo de DT permitiu desenvolver uma inovação incremental para a Biblioteca. Para que a inovação aconteça é fundamental que os atores envolvidos no processo estejam libertos de paradigmas e ideias preconcebidas. A utilização das técnicas de grupo focal, combinada com a de cartões de insights e diagrama de afinidades foram fundamentais para que as etapas do DT pudessem ter sido realizadas com sucesso.
Conclusões
: A prototipação da inovação na biblioteca da UDESC sugeriu uma melhora significativa ao uso da sua estrutura e recursos disponíveis. O DT demonstrou-se simples e efetivo para sistematizar a inovação em bibliotecas.

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Biografia do Autor

Jordan Paulesky Juliani, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Diego de Castro Vieira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestrado em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Déborah Medeiros, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestrado em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Douglas Paulesky Juliani, Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2017-04-14

Como Citar

Juliani, J. P., Vieira, D. de C., Medeiros, D., & Juliani, D. P. (2017). Design thinking como estratégia de inovação em bibliotecas. Informação & Informação, 21(3), 101–123. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p101

Edição

Seção

Artigos