Inteligência de negócios e sua condição epistemológica na ciência da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p253

Palavras-chave:

Inteligência de negócios, Ciência da informação, Epistemologia

Resumo

Introdução: A Inteligência de Negócios ou Business Intelligence (BI) é um termo bastante empregado em diversos universos e apresenta imprecisões sobre a sua definição e suas delimitações epistemológicas. A Ciência da Informação tradicionalmente tem investigado as propriedades e o comportamento informacional, as forças que governam os fluxos de informação, e os significados do processamento da informação, visando à acessibilidade e a usabilidade ótima. Nesse sentido, pergunta-se: A Ciência da Informação possui suporte epistemológico para contribuir com o desenvolvimento de abordagens de Inteligência de Negócios? Objetivo: O objetivo desse estudo é identificar os fundamentos epistemológicos que permitem abordar a Inteligência de Negócios no campo da Ciência da Informação. Metodologia: O estudo, de natureza exploratória, busca ampliar o entendimento do tema por meio de uma revisão conceitual sobre as origens, a epistemologia e abrangência da Ciência da Informação e as interconexões com a Inteligência de Negócios. Resultados: O resultado identifica as potencialidades da Ciência da Informação para com a Inteligência de Negócios por meio de seus paradigmas e modelos de estudo dos conhecimentos. Conclusões: O paradigma cognitivo - seu modelo de estudo, pesquisadores e teorias da informação - é apresentado como o mais especificamente apropriado para o suporte epistemológico de Inteligência de Negócios no campo da Ciência da Informação.

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Biografia do Autor

Alexandre Lucas, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. 

Angel Freddy Godoy Viera, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

William Barbosa Vianna, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

Lucas, A., Viera, A. F. G., & Vianna, W. B. (2018). Inteligência de negócios e sua condição epistemológica na ciência da informação. Informação & Informação, 23(1), 253–270. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p253

Edição

Seção

Artigos