Produção dos professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no currículo da Plataforma Lattes
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p111Palavras-chave:
Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, Produção Bibliográfica, Produção Técnica, Produção em Inovação, Produção em Patentes e RegistrosResumo
Introdução: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados para estimular a qualificação dos indivíduos em tecnologia e inovação e a produção de inovações tecnológicas. A escolha dos canais de comunicação utilizados por seus professores deve refletir essa intenção, uma vez que a produção bibliográfica e a produção tecnológica se utilizam de canais diferentes. Objetivo: Identificar e analisar quantitativamente as atividades de pesquisas realizadas pelos professores/pesquisadores dos Institutos Federais registradas em seus currículos Lattes, sob o ponto de vista da natureza doscanais utilizados em sua divulgação. Metodologia: Análise quantitativa realizada com técnicas bibliométricas. Resultados: Os resultados mostram que a produção bibliográfica supera quantitativamente a produção técnica, inovação, patentes e registros. Conclusões: A produção dos professores/pesquisadores não reflete com clareza a natureza voltada à tecnologia e inovação dos Institutos Federais.
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