Produção dos professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no currículo da Plataforma Lattes

Autores

  • Valmira Perucchi Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
  • Suzana Pinheiro Machado Mueller Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p111

Palavras-chave:

Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, Produção Bibliográfica, Produção Técnica, Produção em Inovação, Produção em Patentes e Registros

Resumo

Introdução: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados para estimular a qualificação dos indivíduos em tecnologia e inovação e a produção de inovações tecnológicas. A escolha dos canais de comunicação utilizados por seus professores deve refletir essa intenção, uma vez que a produção bibliográfica e a produção tecnológica se utilizam de canais diferentes. Objetivo: Identificar e analisar quantitativamente as atividades de pesquisas realizadas pelos professores/pesquisadores dos Institutos Federais registradas em seus currículos Lattes, sob o ponto de vista da natureza doscanais utilizados em sua divulgação. Metodologia: Análise quantitativa realizada com técnicas bibliométricas. Resultados: Os resultados mostram que a produção bibliográfica supera quantitativamente a produção técnica, inovação, patentes e registros. Conclusões: A produção dos professores/pesquisadores não reflete com clareza a natureza voltada à tecnologia e inovação dos Institutos Federais.

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Biografia do Autor

Valmira Perucchi, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Bibliotecária do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Doutora em
Ciência da Informação pela Universidade de
Brasília

Suzana Pinheiro Machado Mueller, Universidade de Brasília.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília.
PhD, Information Studies.

Referências

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Publicado

2017-06-19

Como Citar

Perucchi, V., & Mueller, S. P. M. (2017). Produção dos professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no currículo da Plataforma Lattes. Informação & Informação, 22(1), 111–128. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p111

Edição

Seção

Artigos