A influência dos critérios lógicos e formais da CAPES na disciplinarização da produção intelectual do campo das Artes/Música
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p159Palavras-chave:
Teoria do Conhecimento, Poder Disciplinar, Campo Científico, Produção Intelectual, Sistema de Avaliação, CAPESResumo
Introdução: Discute-se como o conhecimento mediato, lógico e formal da CAPES, representado pelos seus critérios de avaliação, tem corroborado para a padronização da produção intelectual no campo das Artes, no qual, conforme Hessen (2000), predomina um tipo de conhecimento imediato, informal e intuitivo.
Objetivo: Refletir a referida questão, buscando-se evidenciar o grau de padronização e sistematização da produção intelectual em três programas de Pós-graduação pertencentes ao campo das Artes/Música, avaliados pela Capes, em 2013.
Metodologia: Realizou-se uma análise comparativa entre os pesos atribuídos à produção artística e científica no campo das Artes/Música e a efetiva produção dos três programas estudados, publicada entre 2010 e 2012.
Resultados: A análise dos dados revelou que mesmo no campo das Artes/Música, os programas de Pós-graduação ainda são mais pontuados, levando-se em conta a quantidade de artigos científicos publicados que é o instrumento privilegiado do conhecimento mediato, lógico e formal, em detrimento das produções artísticas, próprias do conhecimento imediato, intuitivo e criativo.
Conclusão: O funcionamento da Pós-graduação está alicerçado em um conjunto de conhecimentos formais, expressos em documentos normativos, através dos quais a CAPES exerce o poder, a disciplina e o estímulo para tornar padronizadas as produções intelectuais.
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