Comportamento de busca de informação dos estudantes de graduação: contribuição para a pesquisa científica na Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p283Palavras-chave:
Comportamento Informacional, Estudantes, Necessidades InformacionaisResumo
Introdução: A pesquisa apresenta os resultados da dissertação de Mestrado em Ciência da Informação versando sobre o comportamento informacional, uma temática recorrente nas pesquisas da área, sobretudo, com o advento do que se convencionou chamar sociedade da informação.
Objetivo: Identificar e analisar os canais de informação utilizados pelos estudantes de graduação da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique (UEM), incluindo os fatores que influenciam a busca e avaliação da informação para a satisfação das necessidades ligadas à pesquisa científica.
Metodologia: Pesquisa de caráter descritivo, cuja coleta de dados foi através da aplicação de questionários aos estudantes, que alguma vez tivessem participado do programa de formação de usuários da Biblioteca Central da UEM.
Resultados: Demonstram que os estudantes não adotam estratégias sistemáticas e precisas de busca de informação, optando por ações impulsivas que não seguem um planejamento claro e objetivo.
Conclusões: Apesar do discurso sobre o papel transformador das tecnologias, os estudantes utilizam a biblioteca tradicional como principal recurso de informação durante o processo de pesquisa científica.
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