Search Engine Optimization e suas contribuições para a Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2022v11n2p134

Palavras-chave:

Search Engine Optimization., Recuperação da Informação, Representação da Informação, Mecanismos de busca

Resumo

Objetivo: Demonstrar como as técnicas de Search Engine Optimization podem auxiliar na recuperação da informação.
Metodologia: A investigação possui caráter descritivo exploratório, tendo sido também realizada, como etapa complementar, uma pesquisa documental.
Resultados: Ao se utilizar tais técnicas, pode-se obter uma melhor recuperação da informação, pois se faz necessário aplicar uma representação, por meio de palavras-chave e de atributos (Headings Tags, links internos e Meta Tags, entre outros), que são elementos de Search Engine Optimization.
Conclusão: Portanto, o uso dessas técnicas contribui para restaurar e representar um ambiente, pois elas fornecem uma certa estrutura e organização, a qual ajuda a obter uma melhor recuperação de documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Camossi, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, Brasil.

Cecilo Merlotti Rodas, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, Brasil.

Referências

BAEZA-YATES, R.; RIBEIRO-NETO, B. Recuperação de informação: conceitos e tecnologia das máquinas de busca. São Paulo: Bookman, 2013.

BERMAN, R.; KATONA, Z. The role of search engine optimization in search marketing. Marketing Science, [S. l.], v. 32, n. 4, p. 644-651, 2013. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-84880938202&doi=10.1287%2fmksc.2013.0783&partnerID=40&md5=d398d87ad9b3 0dcdb7c66199f765dca4. Acesso em: 15 set. 2021.

BONIFACIO, E. L. Ciência da informação e marketing: uma interdisciplinaridade possível. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 44, n. 3, 2015. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1791/3184. Acesso em: 18 mar. 2022.

BORKO, H. Information science: what is it? American documentation, v. 19, n. 1, p. 3-5, 1968. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.5090190103

CODINA, L.; IGLESIAS, M.; PEDRAZA, R.; GARCÍA-CARRETERO, L. Visibilidad y posicionamiento web de informaciones periodísticas: el framework SEO-RCP. Barcelona: DigDoc, 2016. Disponível em: https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/26040/codina_RCP_042016.pdf?se quence=1&isAllowed=y. Acesso em: 24 nov. 2021.

CONEGLIAN, C. S. Modelo computacional de recuperação da informação para repositórios digitais utilizando ontologias. 2017. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/148996/coneglian_cs_me_mar.p df?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 7 abr. 2021.

DAVID, M. WordPress 3 search engine optimization. Birmingham: Packt, 2011.

DAVIS, H. Search engine optimization. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, 2006.

DOMENE, F. M. Técnicas avanzadas de posicionamiento en buscadores. Madrid: Anaya Multimedia, 2014.

ENGE, E.; SPENCER, S.; FISHKIN, R.; STRICCHIOLA, J. C. The art of SEO. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, 2012.

FERNEDA, E. Introdução aos modelos computacionais de recuperação de informação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2012.

GANDOUR, A.; REGOLINI, A. Web site search engine optimization: a case study of Fragfornet. Library Hi Tech News, [S. l.], v. 28, n. 6, p. 6-13, 2011. DOI: https://doi.org/10.1108/07419051111173874

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIOMELAKIS, D.; VEGLIS, A. Employing search engine optimization techniques in online news articles. Studies in Media and Communication, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 22-33, mar. 2015. Disponível em: http://redfame.com/journal/index.php/smc/article/view/683. Acesso em: 23 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.11114/smc.v3i1.683

GLEICK, J. A informação: uma história, uma teoria, uma enxurrada. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

IGLESIAS-GARCÍA, M.; CODINA, L. Los cibermedios y la importancia estratégica del posicionamiento en buscadores (SEO). Opción, [S. l.], v. 32. n. 9, p. 929-944, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/310/31048482052.pdf. Acesso em: 3 mar. 2021.

INAFUKO, L. A. S.; VIDOTTI, S. A. B. G. Diretrizes para o desenvolvimento e a avaliação de blogs de bibliotecas. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 145-166, set./dez. 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/114968/ISSN15182924-2012-1735-145-166.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 5 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n35p145

JERKOVIC, J. I. SEO warrior: essential techniques for increasing web visibility. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, 2009.

LEDFORD, J. L. SEO: search engine optimization bible. New Jersey: John Wiley, 2007.

LIMA, G. Â. de. Organização e representação do conhecimento e da informação na web: teorias e técnicas. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 25, número especial, p. 57-97, fev. 2020. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/4299/2369. Acesso em: 2 abr. 2022.

LOPEZOSA, C.; CODINA, L.; GONZALO-PENELA, C. SEO off page y construcción de enlaces: estrategias generales y transmisión de autoridad en cibermedios. Profesional de la Información, [S. l.], v. 28, n. 1, 2019. Disponível em: https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/66177/4211 4. Acesso em: 25 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2019.ene.07

LUKITO, R. B.; LUKITO, C.; ARIFIN, D. Implementation techniques of search engine optimization in marketing strategies through the Internet. Journal of Computer Science, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1-6, 22 set. 2014. DOI: https://doi.org/10.3844/jcssp.2015.1.6

MAIMONE, G. D.; SILVEIRA, N. C.; TÁLAMO, M. de F. G. M. Reflexões acerca das relações entre representação temática e descritiva. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 21, n. 1, p. 27-35, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/7367/5596. Acesso em: 4 abr. 2021.

MALAGA, R. A. Worst practices in search engine optimization. Communications of the ACM, [S. l.], v. 51, n. 12, p. 147-150, 2008. DOI: https://doi.org/10.1145/1409360.1409388

MCVITTIE, D. SEO Tools: Looking at SEO Specialists as a user class. PhD Thesis [S. l.: s. n.], 2011.

MOOERS, C. N. Zatocoding applied to mechanical organization of knowledge. American Documentation, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 20-32, 1951. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.5090020107

NEVES, B. C.; SANTANA, R. D.; GOMES, D. V. de A.; REIS, M. de J. Se estou no Google, logo existo: técnicas de alavancagem e visibilidade de um periódico científico em motores de busca por meio de técnicas de SEO. Informação & Informação, Londrina, v. 25, n. 4, p. 402-430, dez. 2020. DOI 10.5433/19818920.2020v25n4p402. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39512. Acesso em: 27 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p402

NOVELLINO, M. S. F. Instrumentos e metodologias de representação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 1, n. 2, p. 37, dez. 1996. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.1996v1n2p37

ORDUNA-MALEA, E.; ALONSO-ARROYO, A. Cybermetric techniques to evaluate organizations using web-based data. Cambridge, UK: Chandos, 2017.

PATIL, V. M.; PATIL, A. V. SEO: on-page + off-page analysis. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION, COMMUNICATION, ENGINEERING AND TECHNOLOGY (ICICET), 2018, Pune, India. Proceedings […]. Pune: IEEE, 2018, p. 1-3. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ICICET.2018.8533836. Acesso em: 25 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1109/ICICET.2018.8533836

PINTO, V. B.; MEUNIER, J.; SILVA NETO, C. A contribuição peirciana para a representação indexal de imagens visuais. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 13, n. 25, p. 15-35, 2008. DOI: 10.5007/1518-2924.2008v13n25p15. Acesso em: 19 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n25p15

RATCLIFF, C. What is an authority website and how can I become one? Search Engine Watch. 9 out. 2015. Disponível em: https://www.searchenginewatch.com/2015/10/09/what-is-an-authority-website-andhow-can-i-become-on. Acesso em: Acesso em: 24 jan. 2021.

SARACEVIC, T. A natureza interdisciplinar da ciência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, 1995. DOI: 10.18225/ci.inf.v24i1.608. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/608. Acesso em: 19 ago. 2022.

SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origens, evolução e relações. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/6837453/Tefko-Saracevic-Ciencia-dainformacao-origem-evolucao-e-relacoes. Acesso em: 4 abr. 2022.

SOUZA, R. R. Sistemas de recuperação de informações e mecanismos de busca na web: panorama atual e tendências. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, 26 set. 2011. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/320. Acesso em: 10 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362006000200002

SOUZA, R. R.; ALVARENGA, L. A web semântica e suas contribuições para a ciência da informação. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 33, n. 1, jun. 2004. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1077/1177. Acesso em: 6 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652004000100016

SPINDLER, S. Online marketing: how to increase international sales with search engine optimisation. Norderstedt: GRIN, 2010.

VIDOTTI, S. A. B. G.; CONEGLIAN, C. S.; ROA-MARTÍNEZ, S. M.; VECHIATO, F. L.; SANTARÉM SEGUNDO, J. E. Web, web semântica e web pragmática: um posicionamento da Arquitetura da Informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 29, n. 1, mar. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/44358/22386. Acesso em: 5 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2019v29n1.44358

Downloads

Publicado

2023-09-20

Como Citar

CAMOSSI, Gustavo; RODAS, Cecilo Merlotti. Search Engine Optimization e suas contribuições para a Ciência da Informação. Informação@Profissões, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 134–152, 2023. DOI: 10.5433/2317-4390.2022v11n2p134. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/48617. Acesso em: 21 nov. 2024.