Biblioterapia no âmbito hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n1p52

Palavras-chave:

Biblioterapia em Hospitais, Leitura terapêutica, Bibliotecáriosleituras monitoradas

Resumo

Introdução: Nesta pesquisa buscou-se ressaltar a importância que a leitura tem para pessoas hospitalizadas. A leitura está presente na sociedade há milhares de anos, a junção entre leitura e terapia denominada – biblioterapia, ainda é uma técnica pouco utilizada por profissionais da Saúde e pouco pesquisada por profissionais da informação.
Objetivo: Investigar, na perspectiva dos integrantes do projeto Sensibilizarte, como a biblioterapia pode ajudar pessoas que estão hospitalizadas.
Metodologia: Pesquisa qualitativa exploratória e de campo, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista estruturada e o roteiro de observação.
Resultados: Salientou-se, por meio do projeto Sensibilizarte, que a biblioterapia deve ser exercida por profissionais da área da Saúde em parceria com outras áreas, visando propiciar melhoras nos pacientes com a Contação de histórias.
Conclusões: Foi possível apontar que a integração da biblioterapia e bibliotecários, disseminando o narrando histórias pode diminuir estereótipos criando assim uma nova visão da profissão Detectou-se que os bibliotecários podem e devem criar vínculos com profissionais de áreas distintas, nesse caso, a da Saúde.

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Biografia do Autor

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) Campus de Marília. Professora  da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Sandra da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Especialista em Gestão de Biblioteca Escolar e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2016-04-25

Como Citar

BORTOLIN, Sueli; SILVA, Sandra da. Biblioterapia no âmbito hospitalar. Informação@Profissões, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 52–74, 2016. DOI: 10.5433/2317-4390.2016v5n1p52. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/24468. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicações