O relacionamento entre cultura organizacional, qualidade da informação e tomada de decisão empresarial
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n1p1Palavras-chave:
Cultura organizacional, Qualidade da Informação, Tomada de DecisãoResumo
Introdução: Este trabalho analisa o relacionamento entre a cultura organizacional, a qualidade da informação e a tomada de decisão. Esse assunto é abordado nos últimos anos devido a sua importância para a sociedade, uma vez que as organizações necessitam, cada vez mais, de decisões acertadas, em um espaço de tempo mais reduzido.
Objetivo: O propósito deste trabalho é nortear ações empresariais que possam influenciar na qualidade do planejamento estratégico e na tomada de decisão.
Metodologia: A metodologia utilizada foi através da revisão da literatura contemplando autores especializados nas áreas de cultura organizacional, qualidade da informação e tomada de decisão empresarial. O conteúdo foi pesquisado na ferramenta Scopus com as palavras chaves: cultura organizacional, qualidade da informação e tomada de decisão.
Resultados: Os tópicos analisados afetam diretamente os envolvidos e os objetivos empresariais. Por isso é necessário examinar bem as informações oriundas da cultura organizacional para que o método de tomada de decisão seja guiado com qualidade e exatidão.
Conclusões: A cultura, então, é fator determinante para que a organização consiga alcançar os objetivos pretendidos nos negócios. Acredita-se na continuidade deste estudo, voltada para uma pesquisa mais profunda sobre o tema utilizando outra metodologia.
Downloads
Referências
ANGELONI, M. T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 1, p. 17-22, abr. 2003. Disponível em: https://bit.ly/2VGX4ig. Acesso em: 26 abr. 2018.
BARBOSA, R. R. Comportamento informacional na tomada de decisão: proposta de modelo integrativo. Belo Horizonte, 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2011. Disponível em: https://bit.ly/3xYrFX7. Acesso em: 26 abr. 2018.
BARRETO, A. de A. Gestão da Informação, inovação e inteligência competitiva: como transforma a informação em vantagem competitiva nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2012.
CASANOVA, M. B. Information: the major element for change. In: WORMELL, I. Information quality: definitions and dimensions. London: Taylor Graham, 1990. p.42-53.
CAPURRO, R. Epistemologia e ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., Belo Horizonte, 2003. Anais [...]. Belo Horizonte, 2003. Disponível em: http://www.capurro.de/enancib_p.htm. Acesso em: 22 abr. 2018.
COSTA, S. G. Comportamento organizacional: cultura e casos brasileiros. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2006.
HOFSTEDE, G. H. Culturas e organizações: compreender a nossa programação mental. Lisboa: Sílabo, 1991.
HUANG, K. T.; LEE, Y.W.; WANG, R. Y. Quality information and knowledge. New York: Prentice-Hall, 1999.
JONES, G. R. Teoria das organizações. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2010.
OLETO, R. R. Percepção da qualidade da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 35, n. 1, p. 57-62, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100- 19652006000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 abr. 2018.
SCHWUCHOW, W. Problems in evaluating the quality of information services. In: WORMELL, I. Information quality: definitions and dimensions. London: Taylor Graham, 1990. p. 69-72.
SORDI, J. O. de. Administração da informação: fundamentos e práticas para uma nova gestão do conhecimento. 2 ed. Saraiva, 2015.
STEWART, T. A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
VARVAKIS, G.; MENDONÇA T. C. Análise do uso da informação para tomada de decisão gerencial em gestão de pessoas: estudo de caso em uma instituição bancária. Perspectivas em
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.