Avaliação do uso de vocabulário controlado em repositórios institucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2022v11n1p52

Palavras-chave:

Repositórios institucionais. Vocabulários controlados. Avaliação da indexação. Recuperação por assuntos

Resumo

Objetivo: Elaborar e aplicar metodologia de avaliação do uso de vocabulários controlados para o controle de vocabulário em repositórios institucionais.

Metodologia: Os procedimentos metodológicos foram realizados em duas etapas: a) análise da literatura sobre avaliação do uso de vocabulário controlado para o controle de vocabulário em repositórios institucionais e; b) aplicação exploratório-explicativa com estudos de caso de seis repositórios institucionais que utilizam vocabulário controlado e em um repositório institucional que não integra o vocabulário controlado para a indexação e recuperação por assuntos. A segunda etapa consistiu na aplicação de critérios avaliativos em duas categorias de análise: avaliação intrínseca, contendo critérios voltados para o repositório propriamente dito e a avaliação extrínseca, com critérios voltados para a análise da representação e da recuperação da informação.

Resultados: Na maioria dos repositórios institucionais analisada que integram vocabulário controlado, a recuperação por assuntos apresenta boa precisão a partir de termos buscados, enquanto o repositório que não integra o vocabulário controlado necessita de maior controle terminológico dos termos correlacionados às pesquisas de teses e dissertações para maior precisão na recuperação dos recursos informacionais.

Conclusões: Quanto mais especializado for o vocabulário controlado em relação ao domínio do repositório institucional, mais eficaz será a recuperação por assuntos. A falta de padronização na representação acarreta falhas na recuperação com inconsistências na interação do repositório institucional com seus usuários.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lizandra de Souza Santos Alves, Universidade Estadual Paulista -UNESP

Graduanda em Biblioteconomia na Universidade Estadual Paulista -UNESP

Roberta Cristina Dal'Evedove Tartarotti, Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista -UNESP

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Docente no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista – PPGCI/UNESP

Referências

ALVES, L. S. S. Avaliação de controle de vocabulários em repositórios Institucionais: uma proposta de aplicação metodológica intrínseca e extrínseca. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2021.

ANSI/NISO. Z39.19 – 2005. Guidelines for the construction, format, and management of monolingual controlled vocabularies. Bethesda: NISO Press, 2005.

BOCCATO, V. R. C; FUJITA, M. S. L. Estudos de avaliação quantitativa e qualitativa de linguagens documentárias: uma síntese bibliográfica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 267-281, 2006.

FUJITA, M. S. L.; TOLARE, J. B. Vocabulários controlados na representação e recuperação da informação em repositórios brasileiros. Informação & Informação, Londrina, v. 24, n. 2, p. 93-125, 2019.

GIL LEIVA, I. Manual de indización: teoría y práctica. Gijón: Trea, 2008.

HARPRING, P. Introdução aos vocabulários controlados: Terminologia para arte, arquitetura e outras obras culturais. São Paulo: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Pinacoteca de São Paulo, ACAM Portinari, 2016.

KOBASHI, N. Y. Vocabulário controlado: estrutura e utilização. Brasília, Escola Nacional de Administração Pública, 2008.

LANCASTER, F. W. El control del vocabulário em la recuperación de información. 2. ed. Espanha: Universitat de València, 2002.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos/livros, 2004.

LEITE, F. C. L.; AMARO, B.; BATISTA, T.; COSTA, M. Boas práticas para a construção de repositórios institucionais da produção científica. Brasília: IBICT, 2012.

SILVA, B. Vocabulário de termos livres e controlados para a coleção de teses e dissertações da Universidade Federal de Viçosa. 2015. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

SOUSA, J. L. Avaliação do padrão Simple Knowledge Organization System (SKOS) para a representação de vocabulários controlados. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

SOUZA, J. C. C. E.; CAMPOS, M. L. A. Avaliação de linguagem de indexação aplicada à informação jornalística: estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 8., 2007, Salvador. Anais [...]. Salvador, 2007. p. 1-17.

TERRA, G. M.; VASCONCELOS, T. R. Vocabulário controlado em repositórios de instituições de ensino superior brasileira: estudo comparativo. RACIn, João Pessoa, v. 3, n. 1, p. 32-51, jan./jun. 2015.

Downloads

Publicado

2022-06-25

Como Citar

Alves, L. de S. S., Tartarotti, R. C. D., & Fujita, M. S. L. (2022). Avaliação do uso de vocabulário controlado em repositórios institucionais. Informação@Profissões, 11(1), 52–77. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2022v11n1p52

Edição

Seção

Artigos