Conhecimentos interdisciplinares do Exército Brasileiro: um mapa para a sociedade civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n1p184

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Conhecimento militar, Produção intelectual do Exército Brasileiro

Resumo

Introdução: neste ensaio pretendemos fazer uma discussão teórica e descritiva sobre as dimensões dos conhecimentos produzidos no Exército Brasileiro (EB).
Objetivo: o objetivo é apresentar para a sociedade brasileira em geral, especialmente a civil, esse horizonte inexplorado por eles. Mostrar que o EB é muito mais que o universo do quartel e das organizações militares, estabelecendo uma relação entre o conhecimento (ciências militares) e sua diversidade de disciplinas introduzidas nas Escolas Militares do Brasil para os compatriotas.
Metodologia
: o ensaio constitui-se em uma abordagem teórica e qualitativa – pela amostragem por conveniência –, selecionando militares e civis especialistas no tema ciência militares, ensino acadêmico e prática profissional: convidados a responder um questionário e discutir acerca dos conhecimentos interdisciplinares do EB sobre o prisma da sociedade civil.
Resultados: aponta perspectivas promissoras do engajamento e compartilhamento dos conhecimentos para a sociedade civil; mostra as fontes de informação e caminhos estratégicos de acesso e busca de significativos conhecimentos até agora desconhecidos (pelos civis), com isso, estabelece maiores esforços por parte do EB para a manutenção e conservação desta administração: troca de informações, conhecimentos e, respectivamente, meios para inovar e criar vantagens nestes dois cenários: civil e militar.
Conclusões: por fim, considera-se que a interdisciplinaridade dentro do EB é uma demanda essencial e emergente para os dias atuais, ela dar-se-á e facilitará maior engajamento para interagir e socializar no ambiente civil, assim como maior visibilidade na sociedade civil e acadêmica, seja no Brasil ou no exterior, como fator-chave no desenvolvimento organizacional militar e na dimensão humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio da Silva Finamor, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT/UFRJ

Mestre em Ciência da Informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Referências

ARAUJO, P. S. Exército é destaque em produção científica nas Américas. BIBLIOTECA DIGITAL DO EXÉRCITO, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2VLMarP. Acesso em: 05 jan. 2019.

BEAL, A. Gestão estratégica da informação. São Paulo: Atlas, 2011.

BIBLIOTECA DIGITAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO. Disponível em: http://bdex.eb.mil.br/jspui/. Acesso em: 04 jan. 2019. BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Parâmetros curriculares nacional – Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica, 1999. v. 1.

BRASIL. Ministério da Defesa. Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa. Brasília, 2012.

CAVALCANTE, L. F. B; VALENTIM, M. L. P. Informação e Conhecimento no Contexto de Ambientes Organizacionais. In: VALENTIM, M. L. P (org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

CASTELLS, M. La Era de la información: economía, sociedad y cultura. México: Siglo Veintiuno Editores, 1999.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DURAN, D. Pesquisa na educação superior militar: uma perspectiva pedagógica. Revista Brasileira de Estudos de Defesa, v. 3, n. 2, jul./dez. 2016, p. 73-90. Disponível em: https://rbed.abedef.org/rbed/article/view/73138pdf. Acesso em: 20 jan. 2019

DURAN, D. Ciências Militares, Militares e Ciência: o desafio da pesquisa no Exército Brasileiro. In: GOMES, J. C.; SHAFFEL, S. L.; DURAN, D. Ciências Militares em foco. Rio de Janeiro: Centro de estudos de pessoal (CEP), 2010.

FAZENDA, I. C. A. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

FAZENDA, I. C. A. (org.). O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

FAZENDA, I. C. A. (org.). Dicionário em construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 1993.

GRUNENNVALDT, J. T. A educação militar nos marcos da Primeira República: estudo dos regulamentos do ensino militar (1890-1929). 2005. 296 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/10744. Acesso em: 22 jan. 2019.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. JAPIASSU, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MAGALHÃES, S. M. C. O Processo de Modernização de Ensino (PME) do Exército brasileiro (1995-2001): investigando o ethos e a ação política dos especialistas de ensino. In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, 14., Rio de Janeiro, 2010. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://bit.ly/3xGZQCr. Acesso em: 29 abr. 2020.

SENGE, P. M. A quinta disciplina: arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. São Paulo: Best Seller, 1998.

SENGE, P. M. A Dança das Mudanças. Rio de Janeiro: Elsevier, 1990.

WIKIPÉDIA. Hipertexto, 2018. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto. Acesso em: 22 jan. 2019.

Downloads

Publicado

2020-05-22

Como Citar

FINAMOR, Márcio da Silva. Conhecimentos interdisciplinares do Exército Brasileiro: um mapa para a sociedade civil. Informação@Profissões, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 184–210, 2020. DOI: 10.5433/2317-4390.2020v9n1p184. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/37863. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos