Políticas públicas para bibliotecas escolares: análise na Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte-CE
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n2p124Palavras-chave:
Políticas públicas, Biblioteca Escolar, EducaçãoResumo
Introdução: Aborda uma reflexão sobre as políticas públicas para bibliotecas escolares, levando em consideração os aspectos sociais e políticos desse espaço. O problema que norteia a pesquisa é compreender como tem se desenvolvido a atuação da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte-CE no que se refere à proposição de políticas públicas para bibliotecas escolares.
Objetivo: Neste sentido, o objetivo geral consiste em investigar como se dá as políticas públicas para bibliotecas escolares nesta Secretaria, visando propor um programa para estes espaços.
Metodologia: Este trabalho é resultado da pesquisa apresentada no Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri- UFCA, apresentando-se como descritiva e exploratória, bibliográfica e documental, delimitando-se a estudo de caso. Em relação a natureza dos dados, este estudo se configura como quantitativo e qualitativo.
Resultados: Os instrumentos de coleta de dados são questionários e entrevistas, já a análise dos dados será através da análise de conteúdo.
Conclusões: Neste sentido, conclui-se que a Secretaria Municipal de Educação apresenta diversas deficiências no que tange as políticas públicas para bibliotecas escolares, como: a ausência de políticas internas, a falta de um profissional bibliotecário, a falta de um sistema integrado de bibliotecas escolares, a utilização de forma inadequada das políticas existentes, dentre outras.
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