Políticas públicas para bibliotecas escolares: análise na Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n2p124

Palavras-chave:

Políticas públicas, Biblioteca Escolar, Educação

Resumo

Introdução: Aborda uma reflexão sobre as políticas públicas para bibliotecas escolares, levando em consideração os aspectos sociais e políticos desse espaço. O problema que norteia a pesquisa é compreender como tem se desenvolvido a atuação da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte-CE no que se refere à proposição de políticas públicas para bibliotecas escolares.
Objetivo: Neste sentido, o objetivo geral consiste em investigar como se dá as políticas públicas para bibliotecas escolares nesta Secretaria, visando propor um programa para estes espaços.
Metodologia: Este trabalho é resultado da pesquisa apresentada no Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri- UFCA, apresentando-se como descritiva e exploratória, bibliográfica e documental, delimitando-se a estudo de caso. Em relação a natureza dos dados, este estudo se configura como quantitativo e qualitativo.
Resultados: Os instrumentos de coleta de dados são questionários e entrevistas, já a análise dos dados será através da análise de conteúdo.
Conclusões: Neste sentido, conclui-se que a Secretaria Municipal de Educação apresenta diversas deficiências no que tange as políticas públicas para bibliotecas escolares, como: a ausência de políticas internas, a falta de um profissional bibliotecário, a falta de um sistema integrado de bibliotecas escolares, a utilização de forma inadequada das políticas existentes, dentre outras.

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Biografia do Autor

Gracione Batista Carneiro Almeida, Universidade Regional do Cariri (UFCA)

Mestra em Biblioteconomia pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Docente do Curso de Letras, da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutor em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Referências

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Publicado

2019-11-16

Como Citar

ALMEIDA, Gracione Batista Carneiro; SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Políticas públicas para bibliotecas escolares: análise na Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte-CE. Informação@Profissões, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 124–149, 2019. DOI: 10.5433/2317-4390.2019v8n2p124. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/37316. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

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