A competência em informação e midiática no processo de diálogo inter-religioso: novos caminhos para a paz entre as religiões
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n2p45Palavras-chave:
Competência em informação e midiática, Diálogo inter-religioso, Respeito à diversidade, Paz entre as religiõesResumo
Introdução: A competência em informação possibilita que o indivíduo acesse, analise e use a informação de maneira eficaz. O uso da informação ocorre por meio da construção de conhecimento crítico e ético. Esse conhecimento contribui para que as pessoas aprendam ao longo da vida em diversos contextos, incluindo o religioso. Sabe-se que ainda existem barreiras que prejudicam as diferentes religiões presentes no mundo. Diante disso, a pesquisa tem a seguinte questão em foco: De que maneira a competência em informação e midiática pode contribuir com o diálogo inter-religioso? Como esse diálogo influencia na paz e no respeito às demais religiões?
Objetivo: Nesse sentido, o objetivo é demonstrar e refletir sobre como a competência em informação e midiática poderá contribuir com o diálogo inter-religioso e como consequência, influenciar na paz e no respeito entre os grupos religiosos.
Metodologia: envolve uma pesquisa bibliográfica a respeito da competência em informação e midiática, diálogo inter-religioso e a situação enfrentada pelos grupos religiosos em sociedade.
Resultados: As discussões demonstram que ainda existem muitos preconceitos em relação a algumas crenças da sociedade e que a competência em informação e midiática dos membros pode ser construída por meio do diálogo inter-religioso. Dessa maneira, acredita-se haver aprendizagem em relação ao desconhecido, bem como do respeito à diversidade e às minorias.
Conclusões: ressalta-se que a competência em informação e midiática poderá contribuir para a construção do conhecimento ético em sociedade. Em decorrência, os indivíduos compreenderão a relevância das religiões em sociedade e atuarão de uma maneira mais ética, respeitando a diversidade cultural dos grupos sociais.
Downloads
Referências
BELLUZZO, R.C.B. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. 2 ed. rev. atual. Bauru: Cá Entre Nós, 2007.
FARIAS, G. B. de. Competência informacional e midiática no ensino de biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 111-135, 2017.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
DUDZIAK, E. A.; FERREIRA, S. M. S. P.; FERRARI, A. C. Competência Informacional e midiática: uma revisão dos principais marcos políticos expressos por declarações e documentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 13, n. especial, p. 213-253, jan./jul. 2017.
FERREIRA FILHO, M. G. Direitos humanos fundamentais. São Paulo: Saraiva, 2004.
OTTONICAR, S.L.C.; VALENTIM, M.L.P.; FERES, G.G. Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional. RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 9, n. 1, p. 124-142, jan./jun.2015.
LAU, J. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades de informação para a aprendizagem permanente. The Haague: IFLA, 2007. 56p.
OTTONICAR, S. L. C. Análise teórico-descritiva da competência em informação de gestores como fator de competitividade das indústrias de eletroeletrônicos da cidade de Garça/SP. 271 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2016.
PANASIEWICZ, R. Os níveis ou formas de diálogo inter-religioso: uma leitura a partir da teologia cristã. Horizonte, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 39-54, 2º sem. 2003.
STÜRMER, R. Diálogo Inter-religioso. Ciberteolog: Revista de Teologia & Cultura, ano 2, n. 15, 2015.
TEIXEIRA, F. Diálogo inter-religioso: o desafio da acolhida da diferença. Perspectiva Teológica, v. 34, p. 155-177, 2002.
TEIXEIRA, F. O diálogo inter-religioso na perspectiva do terceiro milênio. Horizonte, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 19-38, jul./dez. 2003.
UNESCO. Media and information literacy training for religious leaders and dialogue practitioners, 2014. Disponível em: https://fr.unesco.org/node/235205. Acesso 10 set. 2018.
WILSON,C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.