Responsabilidade social do bibliotecário enquanto mediador literário: análise nos currículos dos cursos de graduação em Biblioteconomia no Nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n1p58

Palavras-chave:

Librarian, Mediation of Reading, Social responsibility

Resumo

Introdução: Discute a importância da formação de competências leitoras do bibliotecário no âmbito pessoal e profissional, para constituição deste profissional enquanto mediador da leitura e formador do sujeito-leitor no âmbito das bibliotecas.
Objetivo: Identificar as disciplinas que abordam a temática leitura sob a ótica da responsabilidade social do bibliotecário enquanto mediador literário, por meio dos currículos dos cursos de Biblioteconomia da região Nordeste do Brasil.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter exploratório e descritivo, e de abordagem qualiquantitativa. A coleta dos dados foi realizada via web, através da recuperação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e das matrizes curriculares dos cursos. Posteriormente, realizou-se um mapeamento dos componentes curriculares que versam sobre a temática da leitura nas disciplinas dos cursos de biblioteconomia no Nordeste. A análise envolveu as disciplinas obrigatórias oferecidas pelo universo das nove Universidades Federais da Região que ministram o curso de Biblioteconomia.
Resultados: Após o mapeamento e identificação das disciplinas obrigatórias com temáticas sobre leitura no âmbito da responsabilidade social do bibliotecário mediador, tivemos um número de seis Instituições Federais, destacando-se os cursos de Biblioteconomia.
Conclusão: A pesquisa evidenciou que a formação do bibliotecário ainda é pouco voltada para capacitar profissionais para interagir com as ações de mediação de leitura, formação e promoção de leitura no âmbito social. A grande maioria das IES ofertam no máximo duas disciplinas obrigatórias, as quais apresentam questões voltadas para a práxis da leitura na formação do bibliotecário.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laiana Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pela Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB)

Rayan Aramís de Brito Feitoza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando em Ciência da Informação pela Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB)

Referências

AGUIAR, V. T. O caminho dos livros: da biblioteca à comunidade. In: AGUIAR, V. T. de; MARTHA, A. P. A. (Org.). Territórios da leitura: da literatura aos leitores. São Paulo: ANEP. 2006.

ALMEIDA JUNIOR, O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa brasileira em ciência da informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez. 2009.

ALMEIDA JUNIOR, O. F. Leitura, mediação e apropriação da informação. In: SANTOS, J. P. (Org.). A leitura como prática pedagógica: na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2007. p. 33-35.

ALMEIDA JUNIOR, O. F. Bibliotecário escolar: seu perfil, seu fazer. In: SILVA, R. J. ; BORTOLIN, S. (Org.). Fazeres cotidianos da biblioteca escolar. São Paulo: Polis, 2006. A

LMEIDA JUNIOR, O. F.; BICHERI, A. L. A. O. Bibliotecário escolar: um mediador de leitura. Revista Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 41-54, 2013.

ASHLEY. P. A. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CES 492/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 9 jun. 2001, Seção 1e, p. 50.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

CHARTIER, R. Práticas da leitura. São Paulo: Estação da liberdade, 1996. 268p.

GASQUE, K. C. G. D. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Unb, 2012.

GIL, A. L. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MADRUGA, M. L. C. B. Biblioteconomia e Inclusão Educacional: análise de propostas curriculares. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 13, n. 1, p. 106-116, 2008. Disponível em: http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/index.php/article/download/11263. Acesso em: 01 ago. 2017.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008. MULLER, S. P. M. O Ensino de Biblioteconomia no Brasil. Ciência da Informação, Brasília, v. 14, n. 1, p. 3-15, jan./jun. 1985.

MULLER, S. P. M. O Ensino de Biblioteconomia no Brasil. Ciência da Informação, Brasília, v. 14, n. 1, p. 3-15, jan./jun. 1985.

Downloads

Publicado

2018-06-09

Como Citar

Sousa, L. F. de, & Feitoza, R. A. de B. (2018). Responsabilidade social do bibliotecário enquanto mediador literário: análise nos currículos dos cursos de graduação em Biblioteconomia no Nordeste do Brasil. Informação@Profissões, 7(1), 58–76. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n1p58

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)