Responsabilidade social do bibliotecário enquanto mediador literário: análise nos currículos dos cursos de graduação em Biblioteconomia no Nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n1p58

Palavras-chave:

Librarian, Mediation of Reading, Social responsibility

Resumo

Introdução: Discute a importância da formação de competências leitoras do bibliotecário no âmbito pessoal e profissional, para constituição deste profissional enquanto mediador da leitura e formador do sujeito-leitor no âmbito das bibliotecas.
Objetivo: Identificar as disciplinas que abordam a temática leitura sob a ótica da responsabilidade social do bibliotecário enquanto mediador literário, por meio dos currículos dos cursos de Biblioteconomia da região Nordeste do Brasil.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter exploratório e descritivo, e de abordagem qualiquantitativa. A coleta dos dados foi realizada via web, através da recuperação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e das matrizes curriculares dos cursos. Posteriormente, realizou-se um mapeamento dos componentes curriculares que versam sobre a temática da leitura nas disciplinas dos cursos de biblioteconomia no Nordeste. A análise envolveu as disciplinas obrigatórias oferecidas pelo universo das nove Universidades Federais da Região que ministram o curso de Biblioteconomia.
Resultados: Após o mapeamento e identificação das disciplinas obrigatórias com temáticas sobre leitura no âmbito da responsabilidade social do bibliotecário mediador, tivemos um número de seis Instituições Federais, destacando-se os cursos de Biblioteconomia.
Conclusão: A pesquisa evidenciou que a formação do bibliotecário ainda é pouco voltada para capacitar profissionais para interagir com as ações de mediação de leitura, formação e promoção de leitura no âmbito social. A grande maioria das IES ofertam no máximo duas disciplinas obrigatórias, as quais apresentam questões voltadas para a práxis da leitura na formação do bibliotecário.

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Biografia do Autor

Laiana Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pela Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB)

Rayan Aramís de Brito Feitoza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando em Ciência da Informação pela Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB)

Referências

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Publicado

2018-06-09

Como Citar

SOUSA, Laiana Ferreira de; FEITOZA, Rayan Aramís de Brito. Responsabilidade social do bibliotecário enquanto mediador literário: análise nos currículos dos cursos de graduação em Biblioteconomia no Nordeste do Brasil. Informação@Profissões, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 58–76, 2018. DOI: 10.5433/2317-4390.2018v7n1p58. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33492. Acesso em: 26 dez. 2024.

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