Uma escolha, múltiplas motivações: o caso dos estudantes do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria

Autores

  • Tatiana Costa Rosa Universidade Federal de Roraima (UFRR) https://orcid.org/0000-0003-2330-3218
  • Rosanara Pacheco Urbanetto Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n1p69

Palavras-chave:

Curso de Arquivologia, Universidade Federal de Santa Maria, Motivações, Estudantes de Arquivologia

Resumo

Introdução: Esta investigação está centrada nas motivações dos estudantes matriculados no primeiro e terceiro semestres, respectivamente, do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria.
Objetivos: Estabelecer as motivações dos estudantes pela escolha do Curso de Arquivologia da UFSM; caracterizar os sujeitos, identificar os fatores motivacionais e influenciadores na escolha do curso e identificar as expectativas profissionais dos estudantes em relação ao futuro como arquivistas.
Metodologia: A presente pesquisa caracteriza-se como de cunho descritiva, aliada a um levantamento, e utiliza-se o método quali-quantitativo como abordagem para compreensão, análise e apresentação dos resultados obtidos.
Resultados: A faixa etária dos sujeitos que predominou é 17 a 21 anos, do gênero feminino, residentes na zona urbana. O meio pelo qual a maioria tomou conhecimento do curso foi pela internet. O interesse inicial pela escolha do Curso foi pela baixa nota mínima para ingressar e a listagem das disciplinas que integram o currículo atual, também alguns estudantes foram influenciados por familiares/amigos. Atualmente a maioria considera-se satisfeito com a escolha, permanecem parcialmente com a mesma percepção inicial em relação ao Curso e como perspectivas futuras citam concursos públicos, educação continuada e bom emprego. Os estudantes acreditam que deve haver uma maior divulgação do Curso e dos profissionais que este lança no mercado de trabalho.
Conclusões: Por meio dos resultados obtidos espera-se contribuir com os estudantes do Curso de Arquivologia da UFSM para que conheçam as suas motivações e as dos demais colegas, e principalmente colaborar com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Arquivologia da UFSM encarregado de promover a próxima Reforma Curricular.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tatiana Costa Rosa, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Roraima – UFRR.

Rosanara Pacheco Urbanetto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Linhas de biblioteca e metodologia de documentação na Universidade de Salamanca. Professora da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Referências

ALARCÃO, I. Percursos de formação e desenvolvimento profissional, 1997.

CAMPOS, L. O. B. N.; MESQUITA, H. T. O ensino da Administração sob a ótica do discente. In: ENCONTRO DA ANPAD, 29, 2005, Brasília. Anais... 29. Brasília: ANPAD, 2005. CD-ROM.

DUTRA, J. S. Administração de carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IRION, P. C. Cronologia do processo de instalação dos cursos de graduação da UFSM – 1960 – 1985. Santa Maria: UFSM. Programa de Avaliação de Reforma Universitária, 1985.

MINAYO, M.C. de S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

PIERON, H. – Dicionário de psicologia. 5. ed. Porto Alegre: Globo, 1977.

SCHEIN, E. H. Carrrer achours: discovering your real values. Califórnia: University Associates, 1990.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Histórico. Disponível em: http://sucuri.ufsm.br/_outros/historico_index.php . Acesso em 20 de Maio. 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Curso de Arquivologia. Apresentação. Disponível em: http://w3.ufsm.br/prograd/cursos/ARQUIVOLOGIA/APRESENTAcaO.pdf . Acesso em: 20 de maio 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Curso de Arquivologia. Projeto Pedagógico do Curso. Disponível em: http://w3.ufsm.br/prograd/cursos/ARQUIVOLOGIA . Acesso em: 20 de maio 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Centro de Ciências Sociais e Humanas. Histórico. Disponível em: http://sites.multiweb.ufsm.br/ccsh/index.php?option=com_content&view=article &id=3&Itemid=2 . Aceso em: 20 de Maio 2017.

VEDOIN, A. M. R. GARCIA, O. M. C. Tendência empreendedora: perfil dos alunos do curso de arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria. In: XIII SemeAd – Seminários em Administração, p.4, 2010, USP, São Paulo.

VROOM, V. H. Work and Motivation. Nova Iorque: John Wiley, 1964

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Rosa, T. C., & Urbanetto, R. P. (2017). Uma escolha, múltiplas motivações: o caso dos estudantes do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria. Informação@Profissões, 6(1), 69–89. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n1p69

Edição

Seção

Comunicações