Uma escolha, múltiplas motivações: o caso dos estudantes do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n1p69Palavras-chave:
Curso de Arquivologia, Universidade Federal de Santa Maria, Motivações, Estudantes de ArquivologiaResumo
Introdução: Esta investigação está centrada nas motivações dos estudantes matriculados no primeiro e terceiro semestres, respectivamente, do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria.
Objetivos: Estabelecer as motivações dos estudantes pela escolha do Curso de Arquivologia da UFSM; caracterizar os sujeitos, identificar os fatores motivacionais e influenciadores na escolha do curso e identificar as expectativas profissionais dos estudantes em relação ao futuro como arquivistas.
Metodologia: A presente pesquisa caracteriza-se como de cunho descritiva, aliada a um levantamento, e utiliza-se o método quali-quantitativo como abordagem para compreensão, análise e apresentação dos resultados obtidos.
Resultados: A faixa etária dos sujeitos que predominou é 17 a 21 anos, do gênero feminino, residentes na zona urbana. O meio pelo qual a maioria tomou conhecimento do curso foi pela internet. O interesse inicial pela escolha do Curso foi pela baixa nota mínima para ingressar e a listagem das disciplinas que integram o currículo atual, também alguns estudantes foram influenciados por familiares/amigos. Atualmente a maioria considera-se satisfeito com a escolha, permanecem parcialmente com a mesma percepção inicial em relação ao Curso e como perspectivas futuras citam concursos públicos, educação continuada e bom emprego. Os estudantes acreditam que deve haver uma maior divulgação do Curso e dos profissionais que este lança no mercado de trabalho.
Conclusões: Por meio dos resultados obtidos espera-se contribuir com os estudantes do Curso de Arquivologia da UFSM para que conheçam as suas motivações e as dos demais colegas, e principalmente colaborar com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Arquivologia da UFSM encarregado de promover a próxima Reforma Curricular.
Downloads
Referências
CAMPOS, L. O. B. N.; MESQUITA, H. T. O ensino da Administração sob a ótica do discente. In: ENCONTRO DA ANPAD, 29, 2005, Brasília. Anais... 29. Brasília: ANPAD, 2005. CD-ROM.
DUTRA, J. S. Administração de carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IRION, P. C. Cronologia do processo de instalação dos cursos de graduação da UFSM – 1960 – 1985. Santa Maria: UFSM. Programa de Avaliação de Reforma Universitária, 1985.
MINAYO, M.C. de S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
PIERON, H. – Dicionário de psicologia. 5. ed. Porto Alegre: Globo, 1977.
SCHEIN, E. H. Carrrer achours: discovering your real values. Califórnia: University Associates, 1990.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Histórico. Disponível em: http://sucuri.ufsm.br/_outros/historico_index.php . Acesso em 20 de Maio. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Curso de Arquivologia. Apresentação. Disponível em: http://w3.ufsm.br/prograd/cursos/ARQUIVOLOGIA/APRESENTAcaO.pdf . Acesso em: 20 de maio 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Curso de Arquivologia. Projeto Pedagógico do Curso. Disponível em: http://w3.ufsm.br/prograd/cursos/ARQUIVOLOGIA . Acesso em: 20 de maio 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Centro de Ciências Sociais e Humanas. Histórico. Disponível em: http://sites.multiweb.ufsm.br/ccsh/index.php?option=com_content&view=article &id=3&Itemid=2 . Aceso em: 20 de Maio 2017.
VEDOIN, A. M. R. GARCIA, O. M. C. Tendência empreendedora: perfil dos alunos do curso de arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria. In: XIII SemeAd – Seminários em Administração, p.4, 2010, USP, São Paulo.
VROOM, V. H. Work and Motivation. Nova Iorque: John Wiley, 1964
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.