Fontes orais de informação como recurso de ensino e aprendizagem

Autores

  • Maria José Sandra de Araujo Terciotti Biblioteca Pública de Ibiporã
  • Sueli Bortolin Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0001-7411-2716

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n1p90

Palavras-chave:

Fontes orais, Oralidade, Fontes audiovisuais, Recursos de aprendizagem, Biblioteca escolar

Resumo

Introdução: As fontes orais de informação têm como base a voz humana. Propõe-se neste trabalho que elas sejam utilizadas como recurso de ensino e aprendizagem na escola, em especial na biblioteca escolar.
Objetivo: Identificar as fontes orais para o ensino e aprendizagem na biblioteca escolar.
Metodologia: A investigação tem natureza qualitativa e utiliza como técnica a pesquisa bibliográfica.
Resultados: A biblioteca escolar como instituição social precisa valorizar e incluir as fontes orais em seu acervo para enriquecer o ensino e a aprendizagem na escola.
Conclusões: As fontes orais utilizadas de forma presencial ou à distância são fundamentais para levar os aprendentes, em especial da atual geração, a se apropriar de conteúdos apresentados em sala de aula, bem como de outros que possam suprir suas necessidades de informação.

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Biografia do Autor

Maria José Sandra de Araujo Terciotti, Biblioteca Pública de Ibiporã

Especialista em Gestão de Biblioteca Escolar pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação. Docente na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2017-12-06

Como Citar

Araujo Terciotti, M. J. S. de, & Bortolin, S. (2017). Fontes orais de informação como recurso de ensino e aprendizagem. Informação@Profissões, 6(1), 90–109. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n1p90

Edição

Seção

Comunicações