Um diálogo entre a vida real e a literatura infanto-juvenil: uma experiência de leitura na perspectiva da produção de sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n1p162

Palavras-chave:

Alice no País das Maravilhas, Biblioterapia, Literatura Infanto-juvenil, Método Cartográfico, Pesquisa-Intervenção

Resumo

Introdução: Ao longo do tempo, o termo leitura vem sendo conceituado de forma polissêmica e seu significado depende do enfoque a ser compreendido. No estudo, tem-se como foco a perspectiva conciliadora em que texto e leitor estão em constante interação. Assim, ler é interagir com o texto, produzir significados. Partindo desta acepção, é que buscamos em nosso estudo uma interlocução com a técnica da biblioterapia, compreendida como uma terapia por meio de livros.
Objetivo: Ressignificar o processo de adoecimento de uma paciente oncológica infantil por meio da biblioterapia, de modo a desfocalizar a doença com a inserção do lúdico por meio da literatura infantil.
Metodologia: A pesquisa tem o caráter qualitativo, sendo classificada quanto aos procedimentos como Pesquisa-Intervenção. Possuindo características descritivas e associada ao método cartográfico. Tendo como protagonista, uma criança do sexo feminino (11 anos), diagnosticada com uma neoplasia pélvica de caráter maligno, em estágio avançado.
Resultados: A leitura proposta permitiu nossa interlocutora não só vivenciar sua história a seu modo, como também ressignificá-la.
Conclusões: Podemos finalizar assim, colocando em foco que já não somos os mesmos, e sim outros de nós. Provocados por alterizações produzidas em cada encontro realizado.
Palavras-chave: Alice no País das Maravilhas. Biblioterapia. Literatura Infanto Juvenil. Método Cartográfico. Pesquisa-Intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Veras de Andrade, Secretaria Municipal de Educação de Teresina(PI)

Professor das Séries Iniciais da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Teresina.

Ana Caroline Viana de Melo, Clínica Reabilitar com Amor

Psicóloga. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. 

Referências

ALBUQUERQUE, Eliane Borges Correia de. Conceituando alfabetização e letramento. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MEDONÇA, Márcia. (Org.). Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p.11-22

ALICE no País das Maravilhas. Direção de Tim Burton. Estados Unidos: Walt Disney Pictures, 2010. 1 Dvd.

BARROS, Laura Pozzana de; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da.(Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015. p. 52-75.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CARROLL, Lewis. Aline no país das maravilhas. São Paulo: Universo dos Livros, 2014.

DIMENSTEIN, Magda. A cultura profissional do psicólogo e o ideário individualista: implicações para a prática no campo da assistência pública à saúde. Estudos de Psicologia, Natal, v.5, n.1, p. 95-121, 2000.

ESCÓSSIA, Liliana da; KASTRUP, Virgínia. O conceito de coletivo como superação da dicotomia indivíduo-sociedade. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 295-304, maio./ago. 2005.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

GUATTARI, Félix. Da produção de subjetividade. In: PARENTE, André. (Org.). ImagemMáquina. . Rio de Janeiro, ed. 34, 1993. p. 177-191.

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde; DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges. A leitura, a produção de sentidos e o processo inferencial. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, p. 439-448, set./dez. 2004.

LEFTA, Vilson J. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1996.

LEONTIEV, A. N. Actividad, consciencia y personalidad. Buenos Aires: Ciencia del hombre, 1978.

PAULON, Simone Mainieri; ROMAGNELI, Roberta Carvalho. Pesquisaintervenção e cartografia: melindres e meandros metodológicos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, ano 10, n. 1, p.85-102, 2010.

VALENCIA, Maria Cristina Palhares; MAGALHÃES, Michelle Cristina. Biblioterapia: síntese das modalidades terapêuticas utilizadas pelo profissional. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 29, n. 1, p. 5-27, 2015.

ZENELLA, Andréa Vieira. Sujeito e alteridade: reflexões a partir da psicologia histórico-cultural, Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 99- 104, maio/ago., 2005.

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

ANDRADE, Lucas Veras de; MELO, Ana Caroline Viana de. Um diálogo entre a vida real e a literatura infanto-juvenil: uma experiência de leitura na perspectiva da produção de sentidos. Informação@Profissões, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 162–173, 2017. DOI: 10.5433/2317-4390.2017v6n1p162. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/27382. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências