Um diálogo entre a vida real e a literatura infanto-juvenil: uma experiência de leitura na perspectiva da produção de sentidos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n1p162Palavras-chave:
Alice no País das Maravilhas, Biblioterapia, Literatura Infanto-juvenil, Método Cartográfico, Pesquisa-IntervençãoResumo
Introdução: Ao longo do tempo, o termo leitura vem sendo conceituado de forma polissêmica e seu significado depende do enfoque a ser compreendido. No estudo, tem-se como foco a perspectiva conciliadora em que texto e leitor estão em constante interação. Assim, ler é interagir com o texto, produzir significados. Partindo desta acepção, é que buscamos em nosso estudo uma interlocução com a técnica da biblioterapia, compreendida como uma terapia por meio de livros.
Objetivo: Ressignificar o processo de adoecimento de uma paciente oncológica infantil por meio da biblioterapia, de modo a desfocalizar a doença com a inserção do lúdico por meio da literatura infantil.
Metodologia: A pesquisa tem o caráter qualitativo, sendo classificada quanto aos procedimentos como Pesquisa-Intervenção. Possuindo características descritivas e associada ao método cartográfico. Tendo como protagonista, uma criança do sexo feminino (11 anos), diagnosticada com uma neoplasia pélvica de caráter maligno, em estágio avançado.
Resultados: A leitura proposta permitiu nossa interlocutora não só vivenciar sua história a seu modo, como também ressignificá-la.
Conclusões: Podemos finalizar assim, colocando em foco que já não somos os mesmos, e sim outros de nós. Provocados por alterizações produzidas em cada encontro realizado.
Palavras-chave: Alice no País das Maravilhas. Biblioterapia. Literatura Infanto Juvenil. Método Cartográfico. Pesquisa-Intervenção.
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