Os e-books nas coleções de bibliotecas escolares: subsídios para elaboração da política de aquisição

Autores

  • Ivone Guerreiro Di Chiara Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Elaine Cristina Liviero Tanzawa Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p42

Palavras-chave:

Livros eletrônicos, Política de desenvolvimento de coleções, Política de aquisição, Planejamento de coleções eletrônicas, Bibliotecas escolares

Resumo

Introdução: O documento eletrônico como novo suporte informacional tem exigido das bibliotecas mudanças em relação à política de aquisição bem como a necessidade de se colher subsídios para elaboração dessa política, o que motivou a realização desse estudo.
Objetivo: Estabelecer subsídios que auxiliem na elaboração da política de aquisição de e-books para bibliotecas escolares.
Metodologia: pesquisa bibliográfica tendo como fontes as bases de dados mais importantes da área da Ciência da Informação. Os textos selecionados foram artigos de periódicos, livros, teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos no período de 2000 a 2013.
Resultados: Foi possível identificar todos os cuidados que se deve ter quando da aquisição de e-coleções, principalmente nos contratos de licenciamento, os fornecedores e os modelos de negócios utilizados para aquisição desse tipo de material, principalmente e-books.
Conclusões: As informações apresentadas e analisadas poderão servir de subsídios para elaboração de uma política de aquisição de e-books, considerando-se que embora esse suporte tenha as suas próprias características, os procedimentos para aquisição dos materiais que compõem as e-coleções são similares.

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Biografia do Autor

Ivone Guerreiro Di Chiara, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Elaine Cristina Liviero Tanzawa, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bibliotecária do Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos

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Publicado

2015-02-25

Como Citar

DI CHIARA, Ivone Guerreiro; TANZAWA, Elaine Cristina Liviero. Os e-books nas coleções de bibliotecas escolares: subsídios para elaboração da política de aquisição. Informação@Profissões, [S. l.], v. 3, n. 1-2, p. 42–65, 2015. DOI: 10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p42. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/21009. Acesso em: 26 dez. 2024.

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