Os e-books nas coleções de bibliotecas escolares: subsídios para elaboração da política de aquisição

Autores

  • Ivone Guerreiro Di Chiara Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Elaine Cristina Liviero Tanzawa Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p42

Palavras-chave:

Livros eletrônicos, Política de desenvolvimento de coleções, Política de aquisição, Planejamento de coleções eletrônicas, Bibliotecas escolares

Resumo

Introdução: O documento eletrônico como novo suporte informacional tem exigido das bibliotecas mudanças em relação à política de aquisição bem como a necessidade de se colher subsídios para elaboração dessa política, o que motivou a realização desse estudo.
Objetivo: Estabelecer subsídios que auxiliem na elaboração da política de aquisição de e-books para bibliotecas escolares.
Metodologia: pesquisa bibliográfica tendo como fontes as bases de dados mais importantes da área da Ciência da Informação. Os textos selecionados foram artigos de periódicos, livros, teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos no período de 2000 a 2013.
Resultados: Foi possível identificar todos os cuidados que se deve ter quando da aquisição de e-coleções, principalmente nos contratos de licenciamento, os fornecedores e os modelos de negócios utilizados para aquisição desse tipo de material, principalmente e-books.
Conclusões: As informações apresentadas e analisadas poderão servir de subsídios para elaboração de uma política de aquisição de e-books, considerando-se que embora esse suporte tenha as suas próprias características, os procedimentos para aquisição dos materiais que compõem as e-coleções são similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Guerreiro Di Chiara, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Elaine Cristina Liviero Tanzawa, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bibliotecária do Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos

Referências

AGUADO DE COSTA, A. Gestíon de colecciones. Argentina: Alfagrama, 2011. 152p.

AQUINO, M. A. Metamorfoses da cultura: do impresso ao digital, criando novos formatos e papéis em ambientes de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 7- 14, maio/ago. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n2/a01v33n2.pdf. Acesso em: 17 nov. 2013.

BALL, D. Positioning librarians as essential to the new virtual learning. In: ANNUAL INTERNATIONAL ASSOCIATION OF TECHNOLOGICAL UNIVERSITY LIBRARIES, 27., 2006, Porto. Proceeding... Porto: International Association of Technological University Libraries, 2006. p.10-19. Disponível em: http://eprints.rclis.org/7906/. Acesso em: 07 maio 2013.

BOSCH, Stephen. Using model licenses. Journal of Library Administration, London, v. 42, n. 3/4, p. 65-81, 2005. Disponível em: http://web.ebscohost.com.vlib.interchange.at/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=3&sid=a7dc bdfa-f2b3-42dd-82a0-eb99de1a778a@sessionmgr4002&hid=4109. Acesso em: 17 nov. 2013.

BRASIL. Lei 12244 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 25 maio 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 31 mar. 2013.

CORBETT, T. The changing role of the school library´s physical space. School Library Monthly, Lincoln, n. 7, p. 5-7, Apr. 2011. Disponível em: http://www.schoollibrarymonthly.com/articles/Corbett2011-v27n7p5.html. Acesso em: 17 nov. 2013.

CUNHA, M. B. Desafios na construção de uma biblioteca digital. Ci. Inf., Brasília, n. 3, v. 28, p. 257-268, set./dez. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v28n3/v28n3a3.pdf. Acesso em: 14 ago. 2013.

DIAS, G. D.; SILVA, T. E.; CERVANTES, B. M. N. Política de desenvolvimento de coleções para documentos eletrônicos: tendências nacionais e internacionais. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 17, n. 34, p.42-56, maio./ago. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17n34p42/22652. Acesso em: 29 ago. 2013.

EMERY, J.; STONE, G. Investigation of new content. Library Technology Reports, New York, v. 49, n. 2, p.10-15, fev./mar. 2013. Disponível em: http://vlib.interchange.at/login?url=http://web.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=4&sid=4aed0fb4-0312-431c-92a5-1845a89dbd93@sessionmgr4003&hid=4204. Acesso em: 07 jan. 2014.

EVANS, G. E.; SAPONARO, M. Z. Development library and information center collections. 5th. London: Libarries unlimited, 2005. 446p.

FARMER, L. S. J. The life cycle digital reference sources. The Reference Librarian, New York, v. 50, n. 9, p. 117-135, 2009. Disponível em: http://vlib.interchange.at/login?url=http://web.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=3&sid=723b97eb-ba5e-46fd-91ef-a6bca6fbc291%40sessionmgr4001&hid=4207. Acesso em: 03 jan. 2014.

FERREIRA ,S. M. S. P. Design de biblioteca virtual centrado no usuário: a abordagem do Sense-Making para estudos de necessidades e procedimentos de busca e uso da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 2, maio/ago. 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200014. Acesso em: 05 fev. 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. 201p.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. 2000. Disponível em: http://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf. Acesso em: 19 jun. 2013.

KHAN, S. I.; KHAN, M. A. Collections development of maulana azad library (amu) and central library of university of delhi: a comparative study. BJIS, Marília, v. 4, n. 2, dez. 2010. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/486/768. Acesso em: 10 dez. 2013.

LASTRES, S. A. Collection development in age of the virtual law firm library: how to expand your footprint beyond your wall. AALL Spectrum, Chicago, v. 15, n.8, p. 20-23, jun. 2011. Disponível em: http://vlib.interchange.at/login?url=http://web.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=3&sid=5adb082b-9fa4-41cf-818a-4a1e9570a91e@sessionmgr4003&hid=4209>. Acesso em: 2 jan. 2014.

LYNCH, C. A. Ebooks in 2013: promises broken, promises kept, and faustian bargains. American Libraries Magazine, Washington, p. 12-16, Jun. 2013. Disponível em: http://www.americanlibrariesmagazine.org/. Acesso em: 29 nov. 2013.

MARTÍN-GONZÁLES, J. C.; PIVETTA, E. Factores clave en el proceso de adquisición de libros electrónicos. El Profesional de La Información, Barcelona, v. 4, n. 17, p.408-413, jul. 2009. Disponível em: http://vlib.interchange.at/login?url=http://web.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=3&sid=16083dbc-45b8-49a8-b86e-f57a63a8b2a0@sessionmgr4005&hid=4114>. Acesso em: 05 jan. 2014.

MARX, A. W. E-books and democracy. The New York Times, New York, p. 1-3. 01 maio 2013. Disponível em: http://www.nytimes.com/2013/05/01/opinion/e-books-libraries-anddemocracy.html?_r=0>. Acesso em: 07 maio 2013.

O'BRIEN, D. R.; GASSER, U.; PALFREY, J. E-books in library: a briefing document development in preparation for a workshop on E-lending in library. Berkman, Cambridge, v. 1, n. 111, p.1-24, 2012. Disponível em: http://cyber.law.harvard.edu/sites/cyber.law.harvard.edu/files/EBooks%20in%20Libraries%20(O'Brien,%20Gasser,%20Palfrey)-1.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2014.

PROCÓPIO, E. Construindo uma biblioteca digital. São Paulo: Edições Inteligentes, 2005.

SATHYANARAYANA, N. V. Collection development in the e-content world: challenges of procurement, access and preservation. Desidoc: Journal of Library & Information Technology, v. 2, n. 33, p.109-113, mar. 2013. Disponível em: http://vlib.interchange.at/login?url=http://web.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=4&sid=c601ebfe-9249-42cf-8f6e-f8ab7b60f5cd@sessionmgr4001&hid=4101>. Acesso em: 29 nov. 2013.

SHERMER-SHALMAN, Z. Web sites and digital services in Israeli school libraries: how is a digital environment changing how school libraries work?. School Libraries Worldwide, Israel, v. 14, n.1, p. 86-98, jan. 2008. Disponível em: https://www.questia.com/read/1P3- 1510667011/web-sites-and-digital-services-in-israeli-school-libraries. Acesso em: 06 jan. 2014.

SILVA, G. M. S.; BUFREM, L. S. Livro eletrônico: a evolução de uma ideia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, INTERCOM, 24., 2001, Campo Grande. Anais eletrônicos... Campo Grande: Intercom, 2001. p. 1-16. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP4BUFREM.pdf. Acesso em: 10 jan. 2014.

SILVA, J. L. C. Perspectivas históricas da biblioteca escolar no Brasil e análise da Lei 12.244/10. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 489-517, jul./dez. 2011. Disponível em: http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/797/pdf_63. Acesso em: 10 jan. 2014.

STRIPLING, B. et al. ALA, future of libraries: digital content, and ebooks. American Libraries Magazine, Washington, p.5-7, jun. 2013. Disponível em: http://www.americanlibrariesmagazine.org/. Acesso em: 29 nov. 2013.

VERGUEIRO, W. Desenvolvimento de coleção. São Paulo: Polis, 1989.

WEITZEL, S. R. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2013.

WEITZEL, S. R. Rio de Janeiro: Interciência, 2006. 76p.

Downloads

Publicado

2015-02-25

Como Citar

DI CHIARA, Ivone Guerreiro; TANZAWA, Elaine Cristina Liviero. Os e-books nas coleções de bibliotecas escolares: subsídios para elaboração da política de aquisição. Informação@Profissões, [S. l.], v. 3, n. 1-2, p. 42–65, 2015. DOI: 10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p42. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/21009. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)