Competência informacional na Auditoria Interna da Universidade Estadual de Londrina; Alfabetización informacional en la auditoría interna en la Universidad Estatal de Londrina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2012v1n1/2p77

Palavras-chave:

Competência informacional, Comportamento informacional, Auditoria interna, Administração pública

Resumo

Introdução: A sociedade encontra-se em cenário de rápidas mudanças, especialmente em decorrência dos avanços tecnológicos e dos novos recursos de comunicação. Neste contexto, ocorre uma crescente cobrança por maior eficiência, eficácia, moralidade, economicidade e efetividade no setor público. Assim, cabe ao administrador público zelar para que haja um melhor gerenciamento dos recursos públicos.
Objetivo: Identificar se os integrantes da Assessoria de Auditoria Interna (AAI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) apresentam padrões de competência informacional, segundo os parâmetros e indicadores de desempenho aprovados pela American Library Association (ALA).
Metodologia: Estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada mediante um questionário com uma escala de Likert, estruturado a partir de indicadores e resultados esperados.
Resultados: Dentre os indicadores analisados pode-se destacar que os respondentes: avaliam suas fontes criticamente e incorporam informações selecionadas em sua base de conhecimento e sistemas de valores; que observam o comportamento de utilizar, de forma individual ou coletivamente, a informação de forma efetiva para atingir um propósito específico; e que compreendem as questões econômicas, legais e sociais que cercam o acesso e uso da informação de forma ética e legal. Portanto, pode-se afirmar que os mesmos apresentaram alguns padrões de competência informacional da ALA.
Conclusões: Além da competência informacional, necessária ao sucesso no compartilhamento da informação, este trabalho contribuiu para uma reflexão dos envolvidos, para que haja um aprofundamento na questão, de forma a melhorar, cada vez mais, as atividades desenvolvidas, assim como para a sensibilização acerca da competência informacional, que transcende o âmbito institucional, passando-se para a esfera social, ao aprendizado ao longo da vida, ao “aprender a aprender”, que torna os indivíduos capazes de tomar decisões acerca de todos os aspectos da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Hiroshi Manabe, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Gestão da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (Mestrado Profissional) da Universidade Estadual de Londrina.

Maria Júlia Giannasi Kaimen, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Information literacy competency standards for higher education. 2000. Disponível em: http://www.ala.org/ala/mgrps/divs/acrl/standards/standards.pdf. Acesso em 29 maio 2011.

BARTALO, Linete; CONTANI, Miguel Luiz, Competência informacional e aprendizagem no ensino superior. In: ENANCIB, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: enancib.ibict.br/index.php/xi/enancibXI/paper/download/568/229. Acesso em: 1 nov. 2011.

BORGES, Monica Erichsen Nassif. A informação como recurso gerencial das organizações na sociedade do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 2, 1995.

CAMPELLO, Bernadete Santos. Encontros científicos. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2007. p. 55-72.

CAMPELLO, Bernadete Santos. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19021.pdf. Acesso em: 7 nov. 2011.

COELHO, Marlene Morbeck. Competência informacional no ambiente de trabalho: percepção do bibliotecário de órgão público. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 170-196, mar. 2011.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, abr. 2003. Disponível em: https://bit.ly/3eMUXAl. Access em: 2 nov. 2011.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Competência informacional e midiática no ensino superior: desafios e propostas para o Brasil. Prisma.com: Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação, Porto, n. 13, 2010. Disponível em: http://eprints.rclis.org/bitstream/10760/15730/1/Dudziak_Prisma_2010.pdf. Acesso em: 30 maio 2011.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy education: integração pedagógica entre bibliotecários e docentes visando a competência em informação e o aprendizado ao longo da vida. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., Recife, 2002. Anais... Recife: UFPE, 2002. Disponível em: http://www.sibi.ufrj.br/snbu/snbu2002/oralpdf/47.a.pdf. Acesso em: 2 jul. 2011.

HATSBACH, Maria Helena de Lima; OLINTO, Gilda. Competência em informação: caminhos percorridos e novas trilhas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 20-34, jan./jun. 2008. Nova Série. Disponível em: http://www.febab.org.br/rbbd/ojs-2.1.1/index.php/rbbd/article/view/64/78. Acesso em: 7 nov. 2011.

IFLANET. Declaração de Alexandria sobre competência informacional e aprendizado ao longo da vida. Faróis da Sociedade da Informação, 2008. Disponível em: http://archive.ifla.org/III/wsis/BeaconInfSoc-pt.html. Acesso em: 1 Nov. 2011.

MELO, Ana Virgínia Chaves de; ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 185-201, maio/ago. 2007.

MIRANDA, Silvânia Vieira. Identificando competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 112-122, maio/ago. 2004.

PERRENOUD, Philippe. Construindo competências. Nova Escola, São Paulo, p. 19-31, set. 2000.

POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. 2009. Disponível em: http://cursoproinfo100h.blogspot.com/2009/03/sociedade-da-aprendizagem-e-o-desafio.html. Acesso em: 10 maio 2011.

Downloads

Publicado

2013-03-24

Como Citar

MANABE, Sérgio Hiroshi; GIANNASI KAIMEN, Maria Júlia. Competência informacional na Auditoria Interna da Universidade Estadual de Londrina; Alfabetización informacional en la auditoría interna en la Universidad Estatal de Londrina. Informação@Profissões, [S. l.], v. 1, n. 1/2, p. 77–92, 2013. DOI: 10.5433/2317-4390.2012v1n1/2p77. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/14589. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicações