Competência informacional na Auditoria Interna da Universidade Estadual de Londrina; Alfabetización informacional en la auditoría interna en la Universidad Estatal de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2012v1n1/2p77Palavras-chave:
Competência informacional, Comportamento informacional, Auditoria interna, Administração públicaResumo
Introdução: A sociedade encontra-se em cenário de rápidas mudanças, especialmente em decorrência dos avanços tecnológicos e dos novos recursos de comunicação. Neste contexto, ocorre uma crescente cobrança por maior eficiência, eficácia, moralidade, economicidade e efetividade no setor público. Assim, cabe ao administrador público zelar para que haja um melhor gerenciamento dos recursos públicos.
Objetivo: Identificar se os integrantes da Assessoria de Auditoria Interna (AAI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) apresentam padrões de competência informacional, segundo os parâmetros e indicadores de desempenho aprovados pela American Library Association (ALA).
Metodologia: Estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada mediante um questionário com uma escala de Likert, estruturado a partir de indicadores e resultados esperados.
Resultados: Dentre os indicadores analisados pode-se destacar que os respondentes: avaliam suas fontes criticamente e incorporam informações selecionadas em sua base de conhecimento e sistemas de valores; que observam o comportamento de utilizar, de forma individual ou coletivamente, a informação de forma efetiva para atingir um propósito específico; e que compreendem as questões econômicas, legais e sociais que cercam o acesso e uso da informação de forma ética e legal. Portanto, pode-se afirmar que os mesmos apresentaram alguns padrões de competência informacional da ALA.
Conclusões: Além da competência informacional, necessária ao sucesso no compartilhamento da informação, este trabalho contribuiu para uma reflexão dos envolvidos, para que haja um aprofundamento na questão, de forma a melhorar, cada vez mais, as atividades desenvolvidas, assim como para a sensibilização acerca da competência informacional, que transcende o âmbito institucional, passando-se para a esfera social, ao aprendizado ao longo da vida, ao “aprender a aprender”, que torna os indivíduos capazes de tomar decisões acerca de todos os aspectos da vida.
Downloads
Referências
BARTALO, Linete; CONTANI, Miguel Luiz, Competência informacional e aprendizagem no ensino superior. In: ENANCIB, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: enancib.ibict.br/index.php/xi/enancibXI/paper/download/568/229. Acesso em: 1 nov. 2011.
BORGES, Monica Erichsen Nassif. A informação como recurso gerencial das organizações na sociedade do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 2, 1995.
CAMPELLO, Bernadete Santos. Encontros científicos. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2007. p. 55-72.
CAMPELLO, Bernadete Santos. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19021.pdf. Acesso em: 7 nov. 2011.
COELHO, Marlene Morbeck. Competência informacional no ambiente de trabalho: percepção do bibliotecário de órgão público. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 170-196, mar. 2011.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, abr. 2003. Disponível em: https://bit.ly/3eMUXAl. Access em: 2 nov. 2011.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Competência informacional e midiática no ensino superior: desafios e propostas para o Brasil. Prisma.com: Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação, Porto, n. 13, 2010. Disponível em: http://eprints.rclis.org/bitstream/10760/15730/1/Dudziak_Prisma_2010.pdf. Acesso em: 30 maio 2011.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy education: integração pedagógica entre bibliotecários e docentes visando a competência em informação e o aprendizado ao longo da vida. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., Recife, 2002. Anais... Recife: UFPE, 2002. Disponível em: http://www.sibi.ufrj.br/snbu/snbu2002/oralpdf/47.a.pdf. Acesso em: 2 jul. 2011.
HATSBACH, Maria Helena de Lima; OLINTO, Gilda. Competência em informação: caminhos percorridos e novas trilhas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 20-34, jan./jun. 2008. Nova Série. Disponível em: http://www.febab.org.br/rbbd/ojs-2.1.1/index.php/rbbd/article/view/64/78. Acesso em: 7 nov. 2011.
IFLANET. Declaração de Alexandria sobre competência informacional e aprendizado ao longo da vida. Faróis da Sociedade da Informação, 2008. Disponível em: http://archive.ifla.org/III/wsis/BeaconInfSoc-pt.html. Acesso em: 1 Nov. 2011.
MELO, Ana Virgínia Chaves de; ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 185-201, maio/ago. 2007.
MIRANDA, Silvânia Vieira. Identificando competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 112-122, maio/ago. 2004.
PERRENOUD, Philippe. Construindo competências. Nova Escola, São Paulo, p. 19-31, set. 2000.
POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. 2009. Disponível em: http://cursoproinfo100h.blogspot.com/2009/03/sociedade-da-aprendizagem-e-o-desafio.html. Acesso em: 10 maio 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.