Os jovens não se reconhecem na história do Brasil, mas uns se reconhecem mais do que outros
notas para uma Pedagoginga no ensino da história e cultura afro-brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p159-182Palavras-chave:
Ensino de História, Didática da História, História do Brasil, História e Cultura Afro-brasileira, PedagogingaResumo
Se os jovens não se identificam, não se sentem pertencentes e não se entendem agentes da história, o que resta? Faz sentido, então, a história? Que efeito exerce a narrativa mestra da história? A relação que diferentes grupos de jovens estabelecem com ela, varia? Existem relações entre a maneira como os jovens se relacionam com a história e o regime de historicidade? Nesse artigo, nos debruçamos sobre essas e ainda outras questões, buscando compreender como jovens se relacionam com a História, tarefa que, entendemos, passa pelas questões acima. Compartilhamos resultados de uma pesquisa que investigou 277 narrativas escritas no ano de 2019 por jovens de idade entre 12 e 24 anos de diversas etapas de escolarização formal da cidade de Ponta Grossa, no Paraná, a partir da questão "conte a história do seu país". Uma metodologia voltada à análise em rede foi utilizada para análise dos elementos (personagens, enredos e acontecimentos) que compõem as narrativas, bem como para investigar três categorias mobilizadas na análise, as de identificação, pertencimento e agência. Constatamos ausências da história para com os jovens em três sentidos; no geral, os jovens: 1. não se identificam com a História; 2. não se sentem pertencentes à História; 3. não se entendem como agentes da História. Ainda que gerais, essas constatações são mais acentuadas quando são jovens negros e negras quem escrevem a História. Com base nesses resultados, discutimos sobre a necessidade de estudo de outras histórias, que envolvem outros personagens, eventos, agentes, regimes de historicidade e finalidades. Argumentamos, dentre outras possibilidades, em favor de uma "pedagoginga", em diálogo com debates recentes do campo do Ensino de História.
Downloads
Referências
ABREU, Martha; MATTOS, Hebe. Em torno das "diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana": uma conversa com historiadores. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 21, n. 41, p. 5-20, jan./jun. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21862008000100001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21862008000100001
BERTIN, Méris Nelita Fauth. A educação das relações étnico-raciais através da escuta sobre a história da vida. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018. Disponível em: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2692. Acesso em: 19 out. 2022.
BHABHA, Homi. DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna. In: BHABHA, Homi. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998. p. 198-238.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF: MEC, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília, DF: MEC, 2006.
CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. 339 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001465832. Acesso em: 2 ago. 2022.
CARRETERO, Maria; VAN ALPHEN, Floor. Do master narratives change among high school students?: a characterization of how nation history is represented. Cognition and Instruction, Abingdon, v. 3, n. 32, p. 290-312, 2014. DOI 10.1080/07370008.2014.919298. DOI: https://doi.org/10.1080/07370008.2014.919298
CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da "invenção do outro". In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latinoamericanas. Ciudad Autûnoma de Buenos Aires: CLACSO, 2005.
CERRI, Luis Fernando. Interfaces entre a cultura histórica e a cultura política. Topoi, Rio de Janeiro, v. 22, n. 46, p. 55-76, jan./abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-101X02204603. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-101x02204603
CERRI, Luis Fernando; CAIMI, Flávia Eloisa; MISTURA, Letícia. A força da cultura histórica: representações de estudantes brasileiros sobre heróis nacionais. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 4, p. 1357-1377, out./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1357. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1357
COR ou raça. [Rio de Janeiro]: IBGEeduca, [2022]. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18319-cor-ou-raca.html. Acesso em: 15 fev. 2023.
CUBAS, Caroline Jaques. Por uma história que corte feito estilete: presença, experiência e sentidos em uma aula de história. História Hoje, São Paulo, v. 11, n. 22, p. 15-32, set. 2022. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v11i22.851. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v11i22.851
EL NIÑO, Thiago. Em entrevista, Thiago El Niño fala sobre seu primeiro álbum 'A Rotina do Pombo'. [Entrevista cedida a] Edmar Neves. Loid, São Paulo, 3 fev. 2017. Disponível em: https://livreopiniaoportal.wordpress.com/2017/02/03/em-entrevista-thiago-el-nino-fala-sobre-seu-primeiro-album-a-rotina-do-pombo/. Acesso em: 30 jan. 2023.
FREITAS, Adrielly da Silva; SANTIAGO, Léia Adriana da Silva. O país e o mundo em poucas palavras: narrativas de jovens do ensino superior sobre seus pertencimentos: implicações para o ensino de ciências humanas. In: CONGRESSO ESTADUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IF GOIANO, 7., 2018, Rio Verde. Anais [...]. Rio Verde: IF Goiano, 2018. p. 1-3. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/7ceict/112096-o-pais-e-o-mundo-em-poucas-palavras-narrativas-de-jovens-do-ensino-superior-sobre-seus-pertencimentos-implicacoes. Acesso em: 30 jan. 2023.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Depois de "depois de aprender com a história": o que fazer com o passado agora?. In: ARAUJO, Valdei Lopes de; MOLLO, Helena Miranda; NICOLAZZI, Fernando (org.). Aprender com a história?: o passado e o futuro de uma questão. Rio de Janeiro: FGV, 2011. p. 25-42.
KLÜPPEL, Giuvane de Souza. Nas fronteiras da nação: relações entre identidade nacional e discursos sobre a história do Brasil construídos por jovens da cidade de Ponta Grossa - PR. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3551. Acesso em: 2 ago. 2022.
KLÜPPEL, Giuvane de Souza. Sintomas de crise na história?: investigando regimes de historicidade em discursos sobre a história do Brasil. História Hoje, São Paulo, v. 11, n. 22, p. 76-100, jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v11i22.818. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v11i22.818
LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de história. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 19, n. 38, p. 125-138, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01881999000200006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01881999000200006
LIMA, Susanna Fernandes. Não se faz mais linhas do tempo como antigamente: ainda bem!. História Hoje, São Paulo, v. 11, n. 22, p. 55-75, jan./jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v11i22.859. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v11i22.859
MORENO, Jean Carlos. A história na base nacional comum curricular: déjà vu e novos dilemas no século XXI. História & Ensino, Londrina, v. 22, n. 1, p. 7-27, jan./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p07. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p07
NEGACIONISMOS e usos da história: conversa com Sonia Meneses e Arthur Ávila. Marília: ANPUH, 2021. 1 vídeo (1 h 38 min). Publicado pelo canal Associação Nacional de História - ANPUH. Disponível em: https://www.youtube.com/live/cqAoAix42lA?feature=shared. Acesso em: 19 out. 2022.
PACIEVITCH, Caroline; PEREIRA, Nilton Mullet. Notas sobre uma filosofia do ensino de história: um samba sobre o infinito. In: ANDRADE, Juliana Alves de; PEREIRA, Nilton Mullet (org.). Ensino de história e suas práticas de pesquisa. 2. ed. São Leopoldo: Oikos, 2021. p. 452-470.
PINOTTI, Melina Lima. Lei, diretriz e ensino: o que é preciso para a educação das relações étnico-raciais?. TEL, Irati, v. 8, n. 2, p. 88-100, jul./dez. 2017. DOI 10.5935/2177-6644.20170022. DOI: https://doi.org/10.5935/2177-6644.20170022
REIS, Aaron Sena Cerqueira. As concepções de jovens estudantes sobre assuntos históricos. História Hoje, São Paulo, v. 8, n. 16, p. 70-89, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v8i16.539. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v8i16.539
REIS, José Carlos. O desafio historiográfico. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
ROSA, Allan da. Pedagoginga, autonomia e mocambagem. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013.
SANT, Edda; GONZÁLEZ-MONFORT, Neus; FERNÁNDEZ, Antoni Santisteban; BLANCH, Joan Pages; FREIXA, Monstserra Oller. How do catalan students narrate the history of Catalonia when they finish primary education?. McGill Journal of Education, Montréal, v. 50, n. 2/3, p. 341-362, 2015. DOI: https://doi.org/10.7202/1036436ar. DOI: https://doi.org/10.7202/1036436ar
SANTOS, Amauri Junior da Silva. O outro lado do Atlântico: o continente africano imaginado pelos jovens estudantes da cidade de Rondonópolis. In: MENDES, Luís César Castrillon; CEREZER, Osvaldo Mariotto; RIBEIRO, Renilson Rosa (org.). Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita: historiografia, memória e ensino de história afro-brasileira na contemporaneidade. Curitiba: Appris, 2020. v. 1, p. 293-308.
SANTOS, Cristiane Soares dos. Como tornar o caminho do negro suave?: a construção de uma narrativa antirracista no ambiente escolar. Palavras ABEHrtas, Ponta Grossa, n. 1, p. 1-8, jul. 2021. Disponível em: https://palavrasabehrtas.abeh.org.br/index.php/palavrasABEHrtas/article/view/18. Acesso em: 2 ago. 2022.
SETH, Sanjay. Razão ou raciocínio? Clio ou Shiva?. História da historiografia, Ouro Preto, v. 6, n. 11, p. 173-189, abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.15848/hh.v0i11.554. DOI: https://doi.org/10.15848/hh.v0i11.554
SILVA, Alexandra Lima da. Entre mudanças e permanências: questão racial no ensino de história. In: CEREZER, Osvaldo Mariotto; MENDES, Luís César Castrillon; RIBEIRO, Renilson Rosa (org.). Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita historiografia, memória e ensino de história: afro-brasileira na contemporaneidade. Curitiba: Appris, 2020. v. 1, p. 23-36.
SILVA, Edson Armando; ALMEIDA, João Paulo Leandro; SILVA, Joseli Maria; CAMPOS, Mayã Pólo de. Técnicas de análise de conteúdo: experiências de pesquisas desenvolvidas pelo grupo de estudos territoriais. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa, v. 8, n. 2, p. 401-425, ago./dez. 2017. DOI : https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i2.0021. DOI: https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i2.0021
SILVA, Edson Armando; SILVA, Joseli Maria. Ofício, engenho e arte: inspiração e técnica na análise de dados qualitativos. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 132-154, jan./jul. 2016. DOI 10.5212/Rlagg.v.7.i1.0009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Giuvane de Souza Klüppel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
















