A “Prática de ensino de História” como categoria de pesquisa em História e Educação Stricto Sensu no Brasil (1987-2017)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p030-055Palavras-chave:
História, Educação, Prática de ensino de HistóriaResumo
Este texto apresenta resultados parciais de pesquisa sobre a “História do ensino de História no Brasil (1987-2017) na pós-graduação Stricto Sensu”. Para isso, partiu-se de uma abordagem metodológicos da pesquisa documental para à localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de referências sobre a História e seu ensino (Belloto, 1979, 1991), disponibilizadas no repositório digital de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com este processo de pesquisa localizou-se 660 pesquisas produzidas nos programas de Pós-graduação em História e Educação de diferentes Universidades brasileiras e mapeou-se sete categorias, nas quais essas pesquisas foram distribuídas, são elas: “Práticas do ensino de História”; “Formação docente em História”; “Livros didáticos e manuais de História”; “Currículo de História”; “História do ensino de História”; “História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena - Lei 10.639/03 – 11.645/08” e “Identidade, Representação e Narrativas sobre o ensino de História”. Neste texto objetiva-se analisar a produção acadêmica da categoria “Práticas do ensino de História” que obteve o maior número de estudo, com 244 textos envolvendo os programas em História e Educação. Por meio do esforço de ordenação dessas pesquisas foi possível identificar 29 temáticas ao longo de 30 anos de estudos, aquelas mais recorrentes e as que se diversificaram ao longo das décadas, bem como observar o movimento de entrada e de amadurecimento das pesquisas nessa categoria nas duas áreas de conhecimento.
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Referências
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