Além da norma:
a BNCC e as repercussões no Ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p142-167Palavras-chave:
História, Ensino, Paradigmas Curriculares, BNCC, PiauíResumo
O presente texto visa analisar o contexto da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas repercussões na proposta curricular elaborada pelo estado do Piauí para o ensino de História. Discutimos em que medida este componente curricular, apesar de envolver saberes diretamente relacionados às competências propostas pela BNCC para a Educação Básica, não ocupa um lugar de destaque na organização curricular do estado, além de manter paradigmas curriculares centrados na visão eurocêntrica e nacionalista da história, ao priorizar o estudo das identidades sem a devida articulação com o estudo das alteridades. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental a partir de referências que discutem o tema e análise de documentos disponíveis nos portais eletrônicos oficiais do governo Federal e do governo do estado do Piauí, em especial, o documento produzido pela Secretaria Estadual de Educação, denominado Currículo para o Piauí: um marco para a educação do nosso estado.
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