Ensino de História em espaços educativos não-formais:
perspectivas teórico-metodológicas na formação docente de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n2p129Palavras-chave:
ensino de história;, formação de professores;, educação não-formal;, aprendizagem histórica;, licenciatura.Resumo
O presente artigo trata da importância e das possibilidades de se trabalhar com experiências e espaços educativos não-formais no ensino-aprendizagem de história no processo de formação superior em nível de licenciatura, a partir das dinâmicas e estratégias didático-pedagógicas desenvolvidas na disciplina “Ensino de História em Espaços Educativos Não-Formais”. Desse modo, objetivando refletir sobre a necessidade de construirmos uma aprendizagem mais condizente com um ensino de história mais útil para jovens professores e professoras em formação universitária. Para tanto problematizamos que que o ensino de história contempla processos formativos que, pela variedade de temas que discute, pode abranger diferentes contextos educacionais, nesse caso as instituições e experiências não-escolares, que remetem a abordagens e procedimentos metodológicos próprios para a formação histórica. O desenrolar dessas práticas de ensinar e aprender história proporcionou importantes reflexões teóricas e práticas sobre a necessidade de uma formação histórica mais crítica à tradição reprodutivista, memorizadora, verbalista e historicizante do ensino de história, para um conjunto de perspectivas de abordagem do tempo presente, das realidades e instituições locais, assim como dos conhecimentos prévios dos e das discentes.
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