Ensino de História em espaços educativos não-formais:

perspectivas teórico-metodológicas na formação docente de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n2p129

Palavras-chave:

ensino de história;, formação de professores;, educação não-formal;, aprendizagem histórica;, licenciatura.

Resumo

O presente artigo trata da importância e das possibilidades de se trabalhar com experiências e espaços educativos não-formais no ensino-aprendizagem de história no processo de formação superior em nível de licenciatura, a partir das dinâmicas e estratégias didático-pedagógicas desenvolvidas na disciplina “Ensino de História em Espaços Educativos Não-Formais”. Desse modo, objetivando refletir sobre a necessidade de construirmos uma aprendizagem mais condizente com um ensino de história mais útil para jovens professores e professoras em formação universitária. Para tanto problematizamos que que o ensino de história contempla processos formativos que, pela variedade de temas que discute, pode abranger diferentes contextos educacionais, nesse caso as instituições e experiências não-escolares, que remetem a abordagens e procedimentos metodológicos próprios para a formação histórica. O desenrolar dessas práticas de ensinar e aprender história proporcionou importantes reflexões teóricas e práticas sobre a necessidade de uma formação histórica mais crítica à tradição reprodutivista, memorizadora, verbalista e historicizante do ensino de história, para um conjunto de perspectivas de abordagem do tempo presente, das realidades e instituições locais, assim como dos conhecimentos prévios dos e das discentes.

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Biografia do Autor

RENATO PINHEIRO DA COSTA, Universidade Federal do Pará

Pedagogo. Doutor em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa HISTEDBR/SECÇÃO ALTAMIRA-PA. Professor da Faculdade de Educação - Campus UFPA de Altamira/Pa, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História-PROFHISTORIA/UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica-PPEB/UFPA.

Adilson Júnior Ishihara Brito, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará; possui mestrado em História Social do Norte e Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (2008); possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2016). É docente efetivo de Teoria da História e Metodologia da História na Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Ananindeua. É líder do Grupo de Estudos de Fronteira, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de História, com ênfase em história política e história econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Independência ibero-americana, revolução ibero-americana, patriotismo, soldados, história militar, cultura política, fronteiras amazônicas, elites políticas.Atualmente tem se dedicado à pesquisa e às reflexões voltadas para os processos de ensino-aprendizagem e produção de materiais didáticos de História para a Educação Básica.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

COSTA, R. P. D., & Brito, A. J. I. (2022). Ensino de História em espaços educativos não-formais: : perspectivas teórico-metodológicas na formação docente de licenciatura. História & Ensino, 28(2), 129–149. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n2p129

Edição

Seção

Artigos