Conhecimento histórico, Ditadura Civil Militar e Democracia : o que pensam alunos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p83Palavras-chave:
Ensino de História, Conhecimento Histórico, Ditadura Civil Militar, Democracia, Narrativa HistóricaResumo
Este artigo propõe-se avaliar a o conhecimento histórico dos alunos do ensino médio sobre democracia e ditatura civil militar. Temas importantes na história política recente do Brasil e potentes para investigação da relação entre juventude e política. Estes conteúdos aparecem no currículo escolar, nos livros didáticos, nos filmes e em outras produções públicas. Buscou-se identificar quais conhecimentos os alunos detêm sobre Ditadura Civil Militar (1964/1985) e Democracia (a partir da Constituição de 1988) no Brasil. Especificamente, investigou-se como os alunos estabelecem relações entre dois contextos históricos e como utilizam as informações históricas para explicarem o passado e presente. O referencial teórico balizou-se nas formulações de Jörn Rüsen, Isabel Barca, Maria Auxiliadora Schmidt e Luís Fernando Cerri a respeito das categorias: consciência histórica, narrativa, cultura histórica e aprendizagem histórica. A metodologia pautou-se por critérios qualitativo e quantitativos. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário, em 2015, com alunos do 3º Ano do ensino médio, numa escola pública, em Vitória da Conquista/Ba. Para interpretação dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009), elaborando-se tipologia que permitiu verificar e qualificar as diferentes estruturas narrativas. Os resultados apontaram para diferentes expressões das experiências temporais dos alunos com os contextos históricos, revelando, na maioria das narrativas, a carência de conteúdo histórico, a não valorização das informações das fontes para reflexão histórica, dificuldade de estabelecer relação temporal. Demonstraram que ainda não começaram a compreender a História e como a construção desse conhecimento pode ser útil para orientação da vida. As narrativas apontam, ainda, para um dos problemas percebidos no cotidiano da sala de aula de história, que é a dificuldade demonstrada pelo aluno de interpretação, compreensão e expressão por meio da produção de textos.
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