O Ensino de História no Ensino Médio Integrado: reflexões a partir das narrativas de estudantes de dois cursos técnicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p112

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Ensino de História, Relações humanas

Resumo

O Ensino Médio Integrado (EMI) se apresenta enquanto possibilidade de formação educacional que conecta formação básica e formação profissional sob um mesmo curso, a fim de possibilitar uma formação omnilateral dos sujeitos. Nesta senda, o ensino de História no contexto do EMI deve permitir que os estudantes reflitam os diversos construtos humanos erigidos ao longo do tempo. O presente artigo busca, por meio de pesquisas bibliográficas e de campo, realizadas junto a estudantes de dois cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Gaspar, pensar o EMI e o ensino de História como parte de um processo de formação humana ampla e integral e, assim identificar como os discentes participantes da pesquisa entendem o ensino de História no contexto de sua formação técnica e geral. Os resultados indicam que o ensino de História é relevante na medida em que permite aos estudantes do EMI, ao serem levados ao contato com as diversas trajetórias humanas historicamente constituídas, se entenderem como sujeitos históricos capazes de uma pensar-agir consciente na relação de conhecimento entre passado e presente, a fim de fomentarem um futuro melhor nas relações humanas, em todos os espaços em que elas ocorrem.

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Biografia do Autor

Adriano Larentes da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Chapecó.

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pós-doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Chapecó.

Leandro Regis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

 Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Mestrado em Educação Profissional em Rede Nacional – PROFEPT/IFSC. Assistente em Administração do Instituto Federal Catarinense (IFC)

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

Silva, A. L. da, & Regis, L. (2020). O Ensino de História no Ensino Médio Integrado: reflexões a partir das narrativas de estudantes de dois cursos técnicos. História & Ensino, 26(2), 112–134. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p112

Edição

Seção

Artigos