O Ensino de História no Ensino Médio Integrado: reflexões a partir das narrativas de estudantes de dois cursos técnicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p112Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado, Ensino de História, Relações humanasResumo
O Ensino Médio Integrado (EMI) se apresenta enquanto possibilidade de formação educacional que conecta formação básica e formação profissional sob um mesmo curso, a fim de possibilitar uma formação omnilateral dos sujeitos. Nesta senda, o ensino de História no contexto do EMI deve permitir que os estudantes reflitam os diversos construtos humanos erigidos ao longo do tempo. O presente artigo busca, por meio de pesquisas bibliográficas e de campo, realizadas junto a estudantes de dois cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Gaspar, pensar o EMI e o ensino de História como parte de um processo de formação humana ampla e integral e, assim identificar como os discentes participantes da pesquisa entendem o ensino de História no contexto de sua formação técnica e geral. Os resultados indicam que o ensino de História é relevante na medida em que permite aos estudantes do EMI, ao serem levados ao contato com as diversas trajetórias humanas historicamente constituídas, se entenderem como sujeitos históricos capazes de uma pensar-agir consciente na relação de conhecimento entre passado e presente, a fim de fomentarem um futuro melhor nas relações humanas, em todos os espaços em que elas ocorrem.Downloads
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Referências
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Publicado
2020-12-13
Como Citar
Silva, A. L. da, & Regis, L. (2020). O Ensino de História no Ensino Médio Integrado: reflexões a partir das narrativas de estudantes de dois cursos técnicos. História & Ensino, 26(2), 112–134. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p112
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