Construção do município de Londrina- PR: ações de educação e de cultura (1934-1960)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p374Palavras-chave:
Ação municipal, Poder, Educação, Cultura, CidadeResumo
O texto é sobre ações de educação e de cultura presentes no processo de construção do município de Londrina, localizado no Estado do Paraná, Brasil. Em 1934, Londrina se emancipa politicamente enquanto município, e passa a empreender cada vez mais esforços na estruturação da localidade atingindo por volta de 1960 a existência de significativos equipamentos culturais e educacionais. O objetivo do artigo é apresentar ações dos poderes legislativo e executivo em prol da educação e da cultura no movimento de construção do município de Londrina-PR (1934-1960). As fontes históricas centrais selecionadas são os relatórios da Prefeitura e as atas da Câmara Municipal de Londrina, elas foram analisadas considerando aportes de teórico-metodológicos de autores de história da educação e de história local. Como resultado, as ações culturais e educacionais se entrecruzaram e se validaram no plano regulamentador do município de Londrina, marcando a criação de escolas, bibliotecas, teatros para a formação sociocultural dos indivíduos.
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