A imprensa escrita como afirmação do discurso docente: práticas para o ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p13

Palavras-chave:

Ensino de História, Imprensa escrita, Análise do discurso, Ditadura Militar.

Resumo

Este trabalho discute a utilidade de jornais impressos para o ensino da história sobre a Ditadura Militar (1964-1985). Sem procurar se constituir um manual delimitado de técnicas, faz uma breve apreciação da prática docente para o ensino de História e debate o atual modelo, considerado relativamente pobre de atributos que caracterizam o regime de 1964 como uma ditadura. Reflete a dimensão de fontes históricas para o ensino de história, atrelada à interpretação dos textos em perspectiva multidisciplinar, utilizando neste o Jornal do Brasil (RJ). Assim, inspirando-nos em Foucault (1996), procuramos analisar algumas matérias da imprensa que podem ser utilizadas na escola, a fim de desnaturalizar discursos que se multiplicam a partir de lugares institucionais que se dizem neutros.

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Biografia do Autor

Regina Beatriz Guimarães Neto, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campina. Professora Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. 

Jonathas Duarte Oliveira de Souza, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em História da UFPE. Graduado na mesma instituição.

 

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Guimarães Neto, R. B., & Souza, J. D. O. de. (2019). A imprensa escrita como afirmação do discurso docente: práticas para o ensino de História. História & Ensino, 25(2), 13–34. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p13

Edição

Seção

Artigos