A cultura histórica escolar contemporânea: uma análise a partir das categorias rüsenianas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p56

Palavras-chave:

Consciência Histórica, Livros Didáticos de História, Cultura Histórica Escolar.

Resumo

Ferramentas para o ensino de história desde o manual de Langlois e Seignobos, os livros didáticos, segundo Sales (2014) são, em conjunto com os documentos norteadores da disciplina, disseminadores da cultura histórica escolar e das orientações governamentais para o ensino de história. Assim sendo, constituem um campo de disputa entre as representações sociais e culturais historicamente construídas e conflitantes, e que, por reinvindicação dos movimentos sociais e políticos, galgam espaço em suas páginas. Além disso, também carregam a alcunha de normatizador e mantenedor de culturas e métodos dominantes, caracterizando-se, diante disso, como um material complexo e ao mesmo tempo profícuo para os estudos, ao passo em que ocupam o patamar de objeto e também de fontes para o trabalho historiográfico. Neste sentido, a proposta que segue primeiramente conceitua os usos desses impressos enquanto fontes, na tradição historiográfica, e, posteriormente, visa compreender, à luz da teoria rüseniana das dimensões para a construção da consciência histórica, como tal consciência é disseminada no material escolar mais distribuído para a modalidade ensino médio no ano de 2015. A hipótese que moveu tal investigação foi a de que na atualidade, o ensino de história refletido nos materiais didáticos, não prenuncia a formação histórica do aluno. Para tanto, a metodologia utilizada consistiu na leitura de “capa a capa” da coleção mais distribuída no ano mencionado, identificando e catalogando as formas pelas quais as dimensões de formação da consciência histórica, que consistem na experiência, interpretação e orientação, são desenvolvidas no material. Para tanto, foram elaborados quadros à guisa das considerações de Rüsen (2011) sobre O Livro Didático Ideal, tema e título de uma de suas produções, e essas perspectivas foram analisadas diante de produções específicas da área da ciência histórica. Por fim, constatou-se que tais dimensões não são plenamente possibilitadas no impresso didático analisado, caracterizando uma cultura histórica escolar carente de fundamentação mais precisa no que se refere às dimensões de formação da consciência histórica, tal qual Rüsen aponta ser identificado na Alemanha.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Larissa Klosowski Paula, Faculdade UniBF

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Isabela Candeloro Campoi, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR / Campus de Paranavaí

Professora  da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí.

Referências

BAROM, Wilian Carlos Ciprani; CERRI, Luis Fernando. A teoria da história de Jörn Rüsen entre a modernidade e a pós-modernidade: uma contribuição à didática da história. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 991-1008, set./dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v37n3/15.pdf. Acesso em: 4 jul. 2015.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Materiais didáticos: concepções e usos. In: BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 291-324.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BOMENY, Henela Maria. Três decretos e um ministério: a propósito da educação no Estado Novo. In: PANDOLFI, Dulce (org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1999. p. 137-166.

BUOLOS JÚNIOR, Alfredo. História Sociedade e Cidadania : volume único : ensino médio / Alfredo Buolos Júnior. – 2. Ed – São Paulo : FTD, 2013.

CHARTIER, Roger. Escutar os mortos com os olhos. Estudos Avançados, São Paulo, v. 24, n. 69, p. 6-30, 2010.

CHOPPIN, Alain; BASTOS, Maria Helena Camara. O historiador e o livro escolar. História da educação, Pelotas, v. 6, n.11, p. 5-24, 2002.

FNDE - FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Histórico. Brasília: MEC, ©2017. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-historico. Acesso em: 19 set. 2018.

FNDE - FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (Brasil). PNLD 2015: coleções mais distribuídas por componente curricular português. [Brasília: MEC], 2014a. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/centrais-de-conteudos/publicacoes/category/35-dados-estatisticos?download=9374:pnld-2015-colecoes-mais-distribuidas-por-componente-curricular-ensino-medio. Acesso em: 19 set. 2018.

FNDE - FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Guia de livros didáticos: PNLD 2015: história: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2014b.

GADDIS, John Lewis. Paisagens da história: como os historiadores mapeiam o passado. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 111-153

MEDEIROS, Daniel Hortêncio de. A Formação da Consciência Histórica Como Objetivo do Ensino de História no Ensino Médio: o Lugar do Material Didático. 2005. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

MISTURA, Letícia; CAIMI, Flávia Eloisa. O (não) lugar da mulher no livro didático de história: um estudo longitudinal sobre relações de gênero e livros escolares (1910-2010). AEDOS, Porto Alegre, v. 7, n. 16, p. 229-246, 2015.

OLIVEIRA, Carla Karinne Santana. “O livro didático ideal” em questão: estudo da teoria da formação histórica de Jörn Rüsen em livros didáticos de história (PNLD-2008). 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

PAULA, Larissa Klosowski de. Consciência histórica e temática das mulheres nos livros didáticos de história. 2017. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, 2017.

RÜSEN, Jörn. A Função da didática da história: a relação entre a didática da história e a (meta) história. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora;
MARTINS, Estevão Rezende. Jörn Rüsen: contribuições para uma teoria da didática da história. Curitiba: W.A Editores, 2016. p. 13-38.

RÜSEN, Jörn. Razão Histórica. História viva: teoria da história III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Ed. Unb, 2007.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história I: os fundamentos da ciência da história. Brasília: Ed. Unb, 2001.

SALLES, André Mendes. Ensino de história, livros didáticos e cultura histórica. In: OLIVEIRA, Carla Mary S.; MARIANO, Serioja Rodrigues Cordeiro. Cultura Histórica e Ensino de História, João Pessoa, p. 39-64, 2014.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. História do ensino de história no Brasil: uma proposta de periodização. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 37, p. 1-19, maio/ago. 2012.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Paula, L. K., & Campoi, I. C. (2020). A cultura histórica escolar contemporânea: uma análise a partir das categorias rüsenianas. História & Ensino, 26(1), 56–77. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p56

Edição

Seção

Artigos