A Consciência Histórica como potencial para leitura de mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p37

Palavras-chave:

Formação histórica. Conhecimento histórico. Consciência histórica.

Resumo

O texto analisa o desenvolvimento da consciência histórica, entendida como uma categoria de operação mental, fundamental no processo de empoderamento dos sujeitos, que a todo o momento são desafiados a fazerem a leitura da realidade que estão inseridos, como pessoas ou como profissionais. Realidade essa que é complexa, marcada pelo acelerado progresso científico e tecnológico, que pode atender às necessidades básicas humanas, porém a forma como isso vai ocorrer depende dos sujeitos. A abordagem metodológica orienta-se na perspectiva de uma pesquisa qualitativa e dialética em educação, privilegia reflexões e conceitos das obras de Jörn Rüsen. O resultado desse estudo considera as vivências dos alunos nas aulas de história, para compreender os desafios colocados para essa área, na busca de uma nova relação com o conhecimento, que não pode mais estar marcada pelo estudo do passado pelo passado. Assim, os diversos profissionais deverão buscar na tradição aspectos para compreender a realidade, como também para intervir em sua dinâmica, numa perspectiva de futuro.   

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Trennepohl, Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora do curso de História da UNIJUÍ.

Referências

BARCA, I.; MARTINS, E. R.; SCHMIDT, M. A. (Orgs.). Jorn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.

BARCA, I. O pensamento histórico dos jovens: ideias dos adolescentes acerca da provisoriedade da explicação histórica. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade do Minho, Braga, 2000.

BARCA, I. Ideias chave para a educação histórica: uma busca de (inter)identidades. Hist. R., Goiânia, v. 17, n. 1 p. 37-51, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/historia/article/view/21683/12756>. Acesso em: 12 ago. 2013.

DIEHL, Astor. Experiência e sentido: considerações sobre os campos de trabalho para a Didática da História. In: ZARTH, P. (Org.). Ensino de História e educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004

FENELON, Déa. Pesquisa em História, perspectivas e abordagens. In: FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.

FONSECA, S. G. Caminhos da História ensinada. CAMPINAS:Papirus, 1993.

FRANTZ, W. Reflexões sobre universidade. In: ANDRADE, E.; ANDRIOLI, L.; FRANTZ, W. Educação no contexto da globalização: reflexões a partir de diferentes olhares. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

MARQUES, Mario O. Universidade emergente: o ensino superior brasileiro em Ijuí (RS), de 1957 a 1983. Ijuí: Fidene, 1984.

Brasil. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasìlia: MEC, 2000.

RÜSEN, J. Razão histórica: teoria da História I: fundamentos da ciência histórica. Brasília: UnB, 2001. 194 p.

RÜSEN, J. História viva: teoria da história III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UnB, 2010.

RÜSEN, J. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W. A. Editores, 2012.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 19. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.

SCHMIDT, M. A. Cultura histórica e cultura escolar: diálogos a partir da educação histórica. Revista Hist. R., Goiânia, v. 17, 2012.

SCHMIDT, M. A. Cognição histórica situada: que aprendizagem histórica é esta? In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 25., Fortaleza, 2009. Anais [...]. Fortaliza: ANPUH, 2009. Disponível em: <http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S25.0659.pdf>. Acesso em: 26 set. 2013.

SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. (Orgs.). Jörn Rüsen e o Ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.

SEN, Amartya; KLIKSBERG, Bernardo. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Trennepohl, V. L. (2020). A Consciência Histórica como potencial para leitura de mundo. História & Ensino, 26(1), 37–55. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p37

Edição

Seção

Artigos