Leitura dos textos históricos em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p199Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem de História, sala de aula, LeituraResumo
Esse artigo apresenta um estudo de uma aula de História acerca da temática da Antiguidade Indiana, extraída do banco de dados gerado pela pesquisa de doutorado, defendida em setembro de 2013, intitulada “Práticas de leitura em aulas de História: um estudo de caso etnográfico”, que buscou investigar como a leitura dos textos de História foi socialmente construída em uma sala de aula de História da 5a série/6o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Eleonora Piurucetti da Rede pública de ensino de Belo Horizonte. Os princípios teóricos e metodológicos de análise se basearam em uma tendência contemporânea de análise das interações em sala de aula: a Etnografia Interacional. Nessa perspectiva, buscamos compreender como a leitura dos textos de História foi discursivamente construída pelos membros por meio de suas interações, verbais ou não verbais, e como essas construções influenciaram as oportunidades disponíveis aos estudantes de ler e aprender História na sala de aula observada.
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