Fotografia e escravidão: uma proposta de utilização da produção de Victor Frond no ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p115

Palavras-chave:

Ensino de História, Fotografia, Escravidão, Consciência histórica

Resumo

O presente artigo é fruto do trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa Ensino de História (GPEH), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), na intenção de propor, incentivar e desenvolver projetos de ensino de História que problematizem a experiência, a interpretação e a orientação como princípios norteadores para a atribuição de significados aos conteúdos escolares. Neste sentido, evoca o álbum Brasil Pitoresco contendo litografias produzidas por Victor Frond, em 1858, para discutir a construção discursiva de certa imagem do Brasil Imperial e as maneiras de lidar com o trauma da escravidão no passado e no presente. Aborda-se, ainda, as fotografias como instrumentos semióticos e elo importante para a construção das competências de aprendizagem histórica.

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Biografia do Autor

Amanda Camargo Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Licenciada em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Bolsista de Iniciação Científica (CNPq). Bolsista do PIBID História / UENP.

Jean Carlos Moreno, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutor em História e Sociedade pela UNESP. Professor Adjunto do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

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Publicado

2015-03-02

Como Citar

Pereira, A. C., & Moreno, J. C. (2015). Fotografia e escravidão: uma proposta de utilização da produção de Victor Frond no ensino de história. História & Ensino, 21(1), 115–133. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p115

Edição

Seção

Artigos