Fotografia e escravidão: uma proposta de utilização da produção de Victor Frond no ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p115Palavras-chave:
Ensino de História, Fotografia, Escravidão, Consciência históricaResumo
O presente artigo é fruto do trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa Ensino de História (GPEH), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), na intenção de propor, incentivar e desenvolver projetos de ensino de História que problematizem a experiência, a interpretação e a orientação como princípios norteadores para a atribuição de significados aos conteúdos escolares. Neste sentido, evoca o álbum Brasil Pitoresco contendo litografias produzidas por Victor Frond, em 1858, para discutir a construção discursiva de certa imagem do Brasil Imperial e as maneiras de lidar com o trauma da escravidão no passado e no presente. Aborda-se, ainda, as fotografias como instrumentos semióticos e elo importante para a construção das competências de aprendizagem histórica.
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