Vestígios e memórias: História Local e o ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p191Palavras-chave:
formação de professores, Ensino de história nos Anos Iniciais, História local, PesquisaResumo
Neste artigo buscamos desenvolver uma reflexão sobre a contribuição da História Local no Ensino de História nos Anos Iniciais, a partir de uma experiência desenvolvida com os acadêmicos do 7º período curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, considerando a História Local motivador de pesquisa durante a formação dos professores, na disciplina de Metodologia do Ensino/Aprendizagem em História, pensando possibilidades e estudos em salas de aula com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, além de proporcionar aos acadêmicos a experiência com a pesquisa histórica como possibilidade de subsidio para elaboração de material didático sobre a história do cotidiano e do município.
Downloads
Referências
BERGAMASCHI, M. A. O tempo histórico no ensino fundamental. Disponível: . Acesso em 28/01/2014.
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
CABRAL, Inaldo. Depoimento coletado em maio 2013 por Arlene Medeiros Coelho, Denise Costa da Silva, Érica de Souza e Souza. Acervo das autoras.
COSTA, Miguel Guimarães. Depoimento coletado em maio 2013 por Arlene Medeiros Coelho, Denise Costa da Silva, Érica de Souza e Souza. Acervo das autoras.
GONÇALVES, Manuel. Depoimento coletado em fevereiro 2014 por Arlene Medeiros Coelho, Denise Costa da Silva, Érica de Souza e Souza. Acervo das autoras.
HYPÓLITO, Rosete. Depoimento coletado em fevereiro 2014 por Arlene Medeiros Coelho, Denise Costa da Silva, Érica de Souza e Souza. Acervo das autoras.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. Disponível: . Acesso em 05/06/2014. MARTINS, M. L. História regional. In: PINSKY, C. B. (Org.). Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Contexto, 2013. p.135-152.
MENDES, E. Companhia Têxtil de Castanhal ameaça fechar portas se a crise não for controlada. Jornal Amazônia. Edição de 13/10/2011. Disponível em: <http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=222&codig o=558068> Acesso em 3 jun. 2014.
NEVES, M. Depoimento coletado em fevereiro 2014 por Arlene Medeiros Coelho, Denise Costa da Silva, Érica de Souza e Souza. Acervo das autoras.
OLIVEIRA, S. R. F. O tempo, a criança e o ensino de História. In: ROSSI, V. L. S. de; ZAMBONI, E. (Org.). Quanto tempo o tempo tem! 2 ed., Campinas: Editora Alínea, 2005.
OLIVEIRA, S. R. F. Os tempos que a História tem... In: BRASIL. Secretaria da Educação Básica. História: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2010. p. 35-58. (Coleção: Explorando o ensino)
OTTO, C. O ensino de história nos primeiros anos de escolarização: produzir e mediar conhecimentos. In: CARVALHO, D. C. de et al. Relações interinstitucionais na formação de professores. Araraquara: Junqueira & Marin; Florianópolis: Fapeu, 2009, p. 167 – 185.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
PARINTINS. Secretaria Municipal de Educação. Parintins. Parâmetros Curriculares Municipais: História. Secretaria Municipal de Educação. Parintins, 2009.
SAUNIER, T. Parintins: Memórias dos acontecimentos históricos. Manaus: editora valer/Governos do estado do Amazonas, 2003.
SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2009. p.97- 110.
SILVA, Calisto Ribeiro da. Depoimento coletado em maio 2013 por Arlene Medeiros Coelho, Denise Costa da Silva, Érica de Souza e Souza. Acervo das autoras. S
OUZA, N. M. C. G. A Trajetória da Companhia Têxtil de Castanhal: a mais pura fibra da Amazônia. 2008. 193 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.