Cultura afro-brasileira: um olhar docente da educação básica de Cruz Alta
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p87Palavras-chave:
Etnia. Processo, Pedagogia, Professor, DescendenteResumo
O Projeto de Pesquisa intitulado História e Cultura Afro-brasileira – Lei 10.639/2003: como um caminho no processo de formação docente, tem por finalidade trazer alguns apontamentos sobre a inclusão do ensino da cultura afro-brasileira no currículo do sistema educacional e sua inserção nas práticas desenvolvidas em sala de aula. Foi apresentado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC da Universidade de Cruz Alta e busca como objetivo central oportunizar a produção de saberes, a formação de professores e a promoção de atividades no campo das relações étnico-raciais. Analisamos questões a partir das perspectivas da atuação dos docentes em sala de aula, bem como os eventuais desafios que se colocam, nos últimos anos para os educadores ao ministrar esta disciplina ainda “nova” no currículo escolar. Chamamos atenção para este amplo e fértil campo de pesquisa, além de apontarmos as inquietações sobre esta realidade.
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