Ensinar e aprender história com lições e testes Moodle

Autores

  • Armando Augusto Oliveira Escola Secundária de S. Pedro da cova

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p07

Palavras-chave:

História, Moodle, Lições, Testes, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

O trabalho que se apresenta visa partilhar de forma resumida a experiência de utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle com cinco turmas de nono ano de escolaridade no ano letivo de 2009-2010. Recorrendo a lições e testes Moodle para o ensino e aprendizagem da disciplina de História em turmas do terceiro ciclo, registaram-se dados das suas implicações pedagógicas. A investigação efetuada recorreu a vários instrumentos de recolha de dados, entre os quais, registos do sistema Moodle, diários de bordo e questionários, cuja análise permitiu identificar potenciais aspetos justificativos sobre a perceção dos alunos. Seguindo um modelo sócio construtivista que potencia um papel mais ativo dos alunos no processo de ensino e aprendizagem efetua-se uma reflexão em torno da utilização das lições e testes Moodle e da propensão para utilização das Tecnologias da informação e comunicação (TIC) e das suas potencialidades pedagógicas.

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Biografia do Autor

Armando Augusto Oliveira, Escola Secundária de S. Pedro da cova

Mestre em Ciências da Educação. Docente de História do Ensino Básico e Secundário.

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Publicado

2012-11-26

Como Citar

Oliveira, A. A. (2012). Ensinar e aprender história com lições e testes Moodle. História & Ensino, 18(1), 07–25. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p07

Edição

Seção

Artigos