O uso do jornal para trabalhar com a noção de fato e tempo histórico
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p63Keywords:
Historical facts, Historical time, Context, Social structure.Abstract
In this paper, we suggest a way of working with press, in order to transmit the concepts of historical fact and time. We take in account Braudel's idea of short/long term duration. We work with practical examples, based on press reports, trying to show how this can be pedagogically used at first and second grade schools.
References
BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.
DARNTON, Robert. Jornalismo: toda notícia que couber, a gente publica. In: DARNTON, Robert. O beijo de Lamourete. São Paulo: Cia das Letras, 1990
DAVIES, Nicholas. Para além dos conteúdos no ensino de história. Niterói: EDUFF, 2000.
FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1992,
GOMES, Angela Maria de Castro. Notas sobre uma experiência de trabalho com fontes: arquivos privados e jornais. RBH, São Paulo, v, 1, n, 2, set.1981.
HOBSBAWM, Eric. Nào basta a história da identidade. In: HOBSBAWM, Eric. Sobre história: ensaios. São Paulo: Cia das Letras. 1998. p. 281-292.
LE GOFF, Jacques. A nova história. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LE GOFF, Jacques. As idades médias de Michelet. In: LE GOFF, Jacques. Para um novo conceito de Idade Média: tempo, trabalho e cultura no ocidente. Lisboa: Editorial Estampa, 1980. p.19-42.
MEERA, Nada. Contra a destruição/desconstrução da ciência: histórias cautelares do terceiro mundo. In: WOOD, Ellen M. ; FOSTER, John B. (Orgs.). Em defesa da história: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 84-106,
OSAKABE, Haquira. Argumentação e discurso político. São Paulo: Kairós, 1979.
ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do Iluminismo. São Paulo: Cia das Letras, 1987.
SCHORSKE, Carl E. Pensando com a história: indagações na passagem para o modernismo. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
ZICMAN, Renée. História através da imprensa: algumas considerações metodológicas. Projeto História, São Paulo, n. 4, jun. 1985.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.