A incorporação de outras linguagens ao ensino de história

Autores

  • Fabiana de Paula Guerra Universidade Federal de Uberlândia
  • Leudjane Michelle Viegas Diniz Universidade Federal de Uberlândia – MG

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p127

Palavras-chave:

Ensino de história, Interdisciplinaridade, Novas abordagens.

Resumo

Este artigo é fruto de reflexões acerca de experiências didático-pedagógicas e tem por objetivo analisar as dimensões do ensino de história a partir do diálogo com outras fontes e áreas do conhecimento. Assim, reflete os resultados práticos do uso da interdisciplinaridade como um recurso válido para que os educadores consigam alterar a rotina das salas de aula, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e prazeroso a partir do uso de outros recursos e linguagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana de Paula Guerra, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal de Uberlândia – MG

Leudjane Michelle Viegas Diniz, Universidade Federal de Uberlândia – MG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal de Uberlândia – MG

Referências

BENClNI, R. Filme na aula de história: diversão ou hora de aprender? Nova Escola, v.20 , n. 182, p. 46-51, maio 2005.

BORGES, V. R. Tristes fins no alvorecer da república: representações da ditadura florianista. In: História e cultura: espaços plurais. Cberlândia IMG: AsppectllS, 2002.

BURCKHARDT, J. A cultura do renascimento na ltália: um ensaio. Brasília Ed. UNB, 1991.

CHARTIER, R. Omundo como representação. Estudos Avançados, v. 11n. 5, p. 173-191, 1991.

FERRO, M. Ofilme: uma contra-análise da sociedade! In: LE GOH, J.; NORA, P. (orgs.). História: novos objetos. Rio deJaneiro: Francisco Alves, 1979, p. 199-215.

FOUCAUNT, M. Osujeito e o poder. In: DREYFUS, H ; RABINOW, P. Michel Foucaut uma trajetória filosófica. Rio de ,Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.

GINZBURG, C. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: DIFEL, 1999.

KOSSOY, B. Fotografia e Históia. In: KOSSOY, B. Iconologia: caminhos da interpretação. Paulo: Atellê Editorial, 2001. p. 99-121.

LE GOFF, J. Documento/monumento. in: Enciclopédia Einaudi, v. 1 -Memória – história. Lisboa lmprensa Nacional, 1984.

LEITE, S. A. A criatividade na sala de aula: o ensino de história e os recursos da indústria cultural. Cademos de História, Uberlândia, v. 7n. 7, p. 69-81, jan. 97/dez. 9 8.

ZAMBONI, E. Representações e linguagens no ensino história. Revista Brasileira de História, v. 18, n. 36, p. 89-101, 1998.

Downloads

Publicado

2007-04-18

Como Citar

Guerra, F. de P., & Diniz, L. M. V. (2007). A incorporação de outras linguagens ao ensino de história. História & Ensino, 13, 127–139. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p127

Edição

Seção

Artigos