La instrucción primaria de Fortaleza en debate:

representaciones educativas escolares en la segunda mitad del siglo XIX (1868-1876)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p056-077

Palabras clave:

Instrucción primaria, Historia de la Educación, escuelas privadas, escuelas públicas

Resumen

Este artículo tiene como objetivo discutir las representaciones educativas constituidas por el Estado, la Iglesia y la sociedad civil, el fin de discutir las implicaciones
de estas experiencias fenomenológicas en el funcionamiento de la instrucción primaria pública y privada en Fortaleza en la segunda mitad del período imperial. A medida que las tensiones se desarrollaban en los diferentes universos de representaciones educativas, se diversificaban las agendas relacionadas con la instrucción primaria. Es en
la heterogeneidad de las representaciones educativas en que se notan las diferencias entre quiénes y qué están siendo representados, lo que permite múltiples perspectivas sobre sujetos, prácticas y estructuras educativas desarrolladas. Para llevar a cabo esta discusión, utilizamos los periódicos O Cearense y Fraternidade, legislaciones, reglamentos, informes y decretos relacionados con la instrucción primaria pública y
privada de Fortaleza en el período entre 1868 y 1876. Los resultados nos llevan a reflexionar sobre la trayectoria de la instrucción primaria pública estatal, principalmente
vinculada a la instrucción privada de primeras letras, realizada por el Colegio Imaculada Concepción y la Escuela Popular Nocturna, evidenciando las diferentes fuerzas educativas involucradas en la educación pública y privada de Fortaleza durante el siglo XIX

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Biografía del autor/a

Adson Rodrigo Silva Pinheiro, UFF

Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em História do Brasil pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Gestão e Políticas Culturais da Universidade de Girona (Espanha) em colaboração com o Observatório Itaú Cultural - SP e MBA em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado. Além disso, cursa atualmente a especialização de Arqueologia Social Inclusiva da URCA / Universidade de Coimbra / UFPI. Atua em pesquisas na área de Gestão Cultural, sobretudo no campo do Patrimônio Cultural na área de Educação Patrimonial e Patrimônio Imaterial e no campo da Cultura Tradicional e Popular. Também tem experiência em História do Brasil, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente com os seguintes temas: Inquisição, Família, Cotidiano, Casamento, Igreja Católica, População, Sociedade, Sexualidade, Cultura, Ceará no século XVIII. Além disso, também leciona disciplinas na área do Ensino de História, sobretudo no campo da educação para o patrimônio. É membro do grupo de pesquisa História do Ceará Colonial: economia, memória e sociedade da UFC, membro do grupo de pesquisa PRAETECE (Prática de Edição de Textos do Estado do Ceará), membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (UFC), membro do grupo Gênese Documental Arquivista da UFF e, membro associado do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-BRASIL) e membro da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará - Arquiva-se. Atualmente é gerente da Célula de Gestão em Pesquisa e Educação Patrimonial da Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR). Atuou como professor do curso de História do IDECC/ UVA tanto na graduação como na pós-graduação (2016-2018); Atualmente, é professor na Faculdade Padre Dourado - FACPED da Especialização em Metodologia do Ensino de História do Brasil e Ceará e professor/tutor da Universidade Estadual do Ceará-UECE da área de História do Brasil.

Francisco Carlos Bernardino Filho, Uece

Possui graduação em História/ Lic.Plena - Noturno pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Especialista em História do Brasil com ênfase em História do Ceará pela Unifametro (2019) . Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira pela Uniasselvi (2021). Cursando Mestrado em História, Cultura e Espacialidades (PPGHCE) pela Universidade Estadual do Ceará (2021). Atualmente é professor na rede privada de ensino, lecionando para turmas de ensino fundamental II.

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Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Pinheiro, A. R. S., & Bernardino Filho, F. C. (2023). La instrucción primaria de Fortaleza en debate:: representaciones educativas escolares en la segunda mitad del siglo XIX (1868-1876). História & Ensino, 29(1), 056–077. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p056-077

Número

Sección

Artigos