Obstáculos ao ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: problematização para considerar e refletir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n2p26

Palavras-chave:

Ensino de História, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação, História

Resumo

O objetivo deste estudo é desenvolver uma discussão sobre o Ensino de História para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, entendemos que as dificuldades e limitações do Ensino de História nesse nível de ensino tem ligação direta com o percurso e os acontecimentos históricos. Para elaboração deste texto empreendemos buscas: (a) investigar a constituição da História como ciência e uma disciplina autônoma e (b) identificar quais são as dificuldades e limitações do Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sobre os aspectos metodológicos, destacamos que se trata de um ensaio pautado num estudo teórico-bibliográfico e documental, o qual buscou dialogar com autores que discutem e problematizam a temática pesquisada, e dentre eles apontamos Bittencourt (2018), Monteiro (2017), Bento (2013), Cainelli e Oliveira (2012), Scaldaferri (2008), Oliveira (2003) e Nadai (1986, 1993). Nesse sentido, analisamos as proposições curriculares (PCN e BNCC) para o Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No que tange aos muitos obstáculos encontrados, dentre eles elencamos a formação de professores, domínio de conteúdo, transposição didática, compreensão de tempo, história e memória. Sobre as considerações finais, podemos destacar que a temática trabalhada ao longo do texto é resultado de um processo histórico, a qual não tem uma solução simples, mas que o caminho das discussões sobre o tema é a melhor fonte para se buscar as respostas.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Jorge Medeiros, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Paranavaí.

Mestrando em Ensino e Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Najela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Paranavaí.

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTPFR). Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Paranavaí.

Paulo Cesar Gomes, Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Doutor em Educação para a Ciência (UNESP). Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Botucatu. 

Referências

BENTO, Luiz Carlos. O Saber Histórico e o Ensino de História: uma reflexão sobre as possibilidades do ensino escolar da história. Fato & Versões, Uberlândia, v. 5, n. 10, p. 63-75, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/fatver/article/view/1301. Acesso em: 18 maio 2022.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Reflexões sobre o ensino de história. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 93, p. 127-149, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152562/149061. Acesso em: 18 maio 2022.

BLOCH, Marc. Apologia da História: Ou Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: história. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Coordenação de Giselle de Melo Braga Tapai. 8. ed. São Paulo: Revista Tribunais, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 11.114, de 16 de maio de 2005. Altera os arts. 6º, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, maio 2005a.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 11429, dez. 1961.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 5.692, de 20 de dezembro de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, v. 5, p. 6377, dez. 1971.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 134, n. 248, p. 1-289, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações gerais. Brasília: Ministério da Educação, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/noveanorienger.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: passo a passo do processo de implantação. Brasília: Ministério da Educação, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passo_a_passo_versao_atual_16_setembro.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental história e geografia. Brasília: MEC: SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 3, de 3 de agosto de 2005. Define normas nacionais para a ampliação do ensino fundamental para nove anos de duração. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 27, ago. 2005b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb003_05.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 824, jul. 2010a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 34, dez. 2010b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.

CAINELLI, Marlene Rosa; OLIVEIRA, Sandra Regina F. Se está no livro de História é verdade: as ideias dos alunos sobre os manuais escolares de história no Ensino Fundamental. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 58, n. 2, p. 1-12, 2012. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/4383Cainelli.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. As datas significativas e o lugar de memória na formação docente inicial: reflexões pertinentes. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 12, n. 45, p. 128-138, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640141/7700. Acesso em: 18 maio 2022.

FINKEL, Don. Dar classe com la boca cerrada. Barcelona: Universitat de València, 2008.

GABRIEL, Carmen Teresa; LIMA, Tatiana Polliana Pinto de. Currículo de história e agência docente: possibilidades de articulação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. 1-25, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23857/15745 Acesso em: 18 maio 2022.

GONÇALVES, Alexsandra; ALMEIDA, Aparecida Graciele de. Considerações pedagógicas para o ensino de história no Ensino Fundamental e a imensa relevância para a formação do indivíduo em plena construção. Revista Acadêmica Online, [s. l.], v. 6, n. 31, p. 1-14, 2020. Disponível em: http://files.revista-academica-online.webnode.com/200000596-0914f09152/artcient04042020.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.

MONTEIRO, Maria Iolanda. A formação docente e o ensino de História e Geografia no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 54, p. 1377-1397, 27 set. 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/21951. Acesso em: 18 maio 2022.

NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 143-162, 1993. Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/revistas-anpuh/rbh. Acesso em: 18 maio 2022.

NADAI, Elza. A escola pública contemporânea: os currículos oficiais de história e o ensino temático. Revista brasileira de História, São Paulo, v. 6, n. 11, p. 99-116, 1986. Disponível em: https://www.anpuh.org/revistabrasileira/view?ID_REVISTA_BRASILEIRA=30. Acesso em: 18 maio 2022.

NEVES, Joana. Reflexões sobre o ensino de história: discussão de algumas proposições de Jacques Le Goff. História & Ensino, Londrina, v. 9, p. 157-170, 2003. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/12081/10620. Acesso em: 18 maio 2022.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101/8763. Acesso em: 18 maio 2022.

OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. O ensino de história nas séries iniciais: cruzando as fronteiras entre a história e pedagogia. História & Ensino, Londrina, v. 9, p. 259-272, 2003. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/12089/10633. Acesso em: 18 maio 2022.

PARANÁ. Secretaria da Educação. Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Paraná: SEED, 2018. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/bncc/2018/referencial_curricular_parana_cee.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.

PIÑA, Olga Duarte. La enseñanza de la Historia en el bachillerato y su devenir innovador. Investigación en la Escuela, n. 96, p. 67-79, 2018. Disponível em: https://revistascientificas.us.es/index.php/IE/article/view/7281/6436. Acesso em: 18 maio 01 set/2021.

RABELO, Patrícia Seixas Tinoco. Da história do ensino fundamental às mudanças curriculares: fragmentação e ruptura entre os segmentos. Revista Científica de Iniciación A La Investigación, Asunción, v. 3, n. 1, 2018. Disponível em: http://revistacientifica.uaa.edu.py/index.php/rcuaa/article/view/606/453. Acesso em: 18 maio 2022.

RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradução Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: UFPR, 2015.

SCALDAFERRI, Dilma Célia Mallard. Concepções de tempo e ensino de história. História & Ensino, Londrina, v. 14, p. 53-70, 2008. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/11522/10227. Acesso em: 22 maio 2022.

Downloads

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Medeiros, P. J., Ujiie, N. T., & Gomes, P. C. (2022). Obstáculos ao ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: problematização para considerar e refletir. História & Ensino, 27(2), 26–50. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n2p26

Edição

Seção

Artigos