As orientações sobre o ensino profissionalizante na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul em 1972

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p476

Palabras clave:

Ensino Profissionalizante. Revista do Ensino. Segundo grau

Resumen

Este artigo tem como objetivo evidenciar a presença de indicações e instruções sobre o ensino voltado para a formação profissional na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul no ano de 1972 em um contexto histórico de ditadura militar, de incentivo à formação de mão de obra para o trabalho e de acordo com as indicações da Lei n. 5.692/71. Para tal, pretende-se realizar contextualização sobre o ensino com formação voltada ao mundo do trabalho, além de compreender o momento histórico em que a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul amplia sua atuação para além do ensino primário e passa a contemplar indicações sobre o ensino de segundo grau, analisando suas publicações no primeiro ano letivo com a Reforma do Ensino em vigor. Preliminarmente é possível perceber que a Revista do Ensino, enquanto veículo de orientações didático-pedagógicas, acompanhou as propostas e alterações promovidas pela Lei n. 5.692/71, passando a incentivar e a divulgar proposições sobre o ensino profissionalizante, bem como exemplos de escolas bem sucedidas com as propostas em execução.

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Biografía del autor/a

Simôni Costa Monteiro Gervasio, UFPel

Universidade Federal de Pelotas. Doutoranda em Educação.

Alessandro Carvalho Bica, Unipampa

Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. Doutor em Educação.

Daren Chaves Severo dos Santos, Unipampa

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, campus Bagé. Mestre em Ensino.

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Publicado

2020-12-13

Cómo citar

Costa Monteiro Gervasio, S., Carvalho Bica, A., & Chaves Severo dos Santos, D. (2020). As orientações sobre o ensino profissionalizante na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul em 1972. História & Ensino, 26(2), 476–496. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p476

Número

Sección

História da Educação