As orientações sobre o ensino profissionalizante na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul em 1972
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p476Palabras clave:
Ensino Profissionalizante. Revista do Ensino. Segundo grauResumen
Este artigo tem como objetivo evidenciar a presença de indicações e instruções sobre o ensino voltado para a formação profissional na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul no ano de 1972 em um contexto histórico de ditadura militar, de incentivo à formação de mão de obra para o trabalho e de acordo com as indicações da Lei n. 5.692/71. Para tal, pretende-se realizar contextualização sobre o ensino com formação voltada ao mundo do trabalho, além de compreender o momento histórico em que a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul amplia sua atuação para além do ensino primário e passa a contemplar indicações sobre o ensino de segundo grau, analisando suas publicações no primeiro ano letivo com a Reforma do Ensino em vigor. Preliminarmente é possível perceber que a Revista do Ensino, enquanto veículo de orientações didático-pedagógicas, acompanhou as propostas e alterações promovidas pela Lei n. 5.692/71, passando a incentivar e a divulgar proposições sobre o ensino profissionalizante, bem como exemplos de escolas bem sucedidas com as propostas em execução.Descargas
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Publicado
2020-12-13
Cómo citar
Costa Monteiro Gervasio, S., Carvalho Bica, A., & Chaves Severo dos Santos, D. (2020). As orientações sobre o ensino profissionalizante na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul em 1972. História & Ensino, 26(2), 476–496. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p476
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História da Educação
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