Ensino de História e formação humana: a atividade de estudo como condição para o desenvolvimento do pensamento teórico pelos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p159Palabras clave:
Ensino de História, Atividade de estudo, Aprendizagem e desenvolvimento, Neoformações, Ações mentais.Resumen
Apresentamos uma proposta de atividade de estudo para a aprendizagem de História, destinada aos estudantes do sexto do ensino fundamental, em uma escola pública do município de Massaranduba (SC) a partir do tema “Para que serve estudar História?”. A proposta é analisada numa perspectiva vigotskiana, destacando-se os conceitos teóricos de aprendizagem e desenvolvimento de neoformações, como a tomada de consciência e a intervenção da vontade (a arbitrariedade). A análise apoia-se em dois pressupostos centrais: a constituição do estudante em sua humanidade (sua formação humana) requer que ele se aproprie dos instrumentos culturais, internalizando-os, ou seja, fazendo com que se tornem meios de sua própria atividade e o processo de apropriação implica em uma complexa atividade da consciência humana e diz respeito à generalização e a formação de conceitos, de modo a superar os limites da experiência sensorial imediata. Paralelamente, também empregamos as compreensões teóricas desenvolvidas por Vasili Vasilievich Davidov que apresenta a atividade de estudo como condição para o desenvolvimento do pensamento teórico pelos estudantes, por intermédio de cinco ações mentais, com base no método genético (aquele que atende à gênese histórica dos eventos), objetivando a constituição de uma postura teórica em relação à realidade, pelos estudantes.
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