Panorama da escrita sobre a história e ensino no Brasil Central (2011-2016)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p401Palabras clave:
História, Ensino, Estado da arte, Centro-OesteResumen
A proposta deste texto é apresentar um mapeamento das produções acadêmicas desenvolvidas sobre a História e Ensino nas universidades na região Centro-Oeste do Brasil. Este estudo está pautado nos procedimentos metodológicos da pesquisa documental visam à localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de referências sobre a História e seu ensino disponibilizadas nos repositórios digital de teses e dissertações das universidades brasileiras e no catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para isso, estabeleceu-se três critérios analíticos de seleção e categorização das fontes: o estudo dos títulos, resumos e palavras-chaves das teses e dissertações. A partir destes procedimentos os resultados parciais da pesquisa indicam, até o momento, um conjunto de 16 dissertações e uma tese nos programas de pós-graduação em História do Centro-Oeste. Esse conjunto de dissertações foram desenvolvidas entre os anos de 2011 a 2016 nas seguintes instituições: Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade de Brasília. As temáticas abordadas são sobre “Didática da História”; “Educação Histórica”; “Livro didático de História”; “Ensino de História”; “História do ensino de história”; “Identidade e representação do docente de História”. Também foi possível observar que este é um tema mais amplamente vinculado às pesquisas na área de Educação.
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